Viagem de carro com as crianças: “Já estamos chegando?”

20.12.2019 – Não importa se a viagem tem duração de 2h ou é mais longa. As crianças sempre insistem na pergunta se “Já estamos chegando?”. Saiba aqui como evitá-la e contornar a situação.

A dica de hoje é da Mãe Amiga Andreia Silveira, copidesque no SeguroAuto.org, mãe da Maria Luiza e Anelize.

Como evitar a insistente pergunta “Já estamos chegando?”

Em uma viagem de carro com crianças, você pode até incluir brincadeiras e paradas pelo caminho. Mas, dificilmente vai deixar de ouvir a incessante pergunta, que parece padrão entre os pequenos, se “Já estamos chegando?”.

E como sobreviver a uma viagem longa, sem ter que responder, dentro de um curto período de tempo, “Não, vai demorar mais um pouco”? Confira algumas dicas que eu e outras mamães costumamos aplicar!

Como driblar o “Já estamos chegando?”

“Falta muito?”, “Já estamos chegando?” ou “Está perto?”, essas e outras perguntas são bastante comuns em uma viagem de carro com crianças. Se o trajeto é longo, com certeza você vai ouvir muito mais do que uma vez.

Se nós adultos ficamos cansados, imagina os pequenos que não estão gastando energia como de costume. As paradas pelo caminho ajudam muito, assim como as brincadeiras para se fazer no carro.

Porém, a insistente pergunta sempre surge entre um acontecimento e outro. Com o cansaço da viagem, fica cada vez mais irritante responder. Para não causar um momento ainda mais estressante, viaje preparada para saber como evitar ouvir se “Já estamos chegando?”.

Menina no volante do carro

1. Leve guloseimas

Você não precisa levar lanches nada saudáveis para a sua família comer durante a viagem. Invista em opções saudáveis e que ajudam a manter o estômago sempre cheio. Para isso, considere levar: nozes, sanduíches naturais, frutas e água. Vocês podem até fazer paradas nos postos, mas é importante evitar os alimentos oferecidos nesses lugares, já que nem sempre contam com opções saudáveis. Ah! Não se esqueça de ter uma bolsa térmica para preservar os alimentos!

2. Faça paradas em locais estratégicos

Se vocês saírem com antecedência ao check-in no hotel, que tal fazer algumas paradas estratégicas? Estude o trajeto e verifique quais são os atrativos turísticos pelo caminho. Muitas estradas contam com acessos a cachoeiras, cidades históricas e destinos com diferentes atrativos.

3. Invista na tecnologia

A tecnologia ajuda a manter as crianças ocupadas e disponibiliza de muitas opções divertidas. Entre os equipamentos para se ter em longas viagens em família, destacamos:

  • Celular: considere baixar alguns aplicativos antes de pegar estrada, especialmente os que oferecem jogos sem a necessidade da internet.

  • Tablet: ajuda muito por oferecer a opção tanto de jogos quanto de filmes. Mas para evitar que o pequeno fique irritado em locais sem conexão com a internet, deixe sempre filmes e jogos baixados.

  • DVD portátil: você pode baixar tanto filmes quanto desenhos que seus filhos mais gostam. Conforme o modelo, é possível usar o pendrive com novas opções de lista de títulos de filmes.

  • IPod ou MP3: para ficar mais divertido, que tal conectar um microfone para entreter seu filho? Isso ajuda muito e você ainda pode armazenar horas de músicas nos aparelhos.

  • Câmera de vídeo: os pequenos vão adorar a ideia de filmar a viagem e você vai ganhar um tempo sem ter que ouvir a famosa frase “Já estamos chegando?”.

4. Faça uma lista de brincadeiras

As crianças não dormem durante o percurso todo, especialmente em uma longa viagem. Então, não deixe de ter “cartas na manga”, selecionando brincadeiras que podem ser feitas dentro do carro. Jogos de tabuleiro magnético e jogos de adivinhação, como: adivinhe a música, o objeto, entre outros. Que tal fazer um desafio da música, em que um membro da família começa a cantar e outro precisa continuar sem errar a letra? Use a sua criatividade!

Então, seguindo essas dicas, com certeza a sua viagem de carro com as crianças não vai ser recheada da mesma pergunta: “Já estamos chegando?”.

O que considerar antes de pegar a estrada?

Antes de pegar a estrada, considere:

  • Fazer uma revisão no veículo.

  • Verificar se está com o pagamento do seguro auto em dia.

  • Descansar o suficiente para não dirigir cansado e com sono.

  • Conferir a documentação do veículo e se está em posse da apólice do seguro.

  • Se for viajar para países do Mercosul, não se esqueça do seguro Carta Verde.

 

Confira também:

12 brincadeiras para fazer com crianças no carro

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1923 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Tambm