Tenha atenção a todos os seus hábitos durante a gravidez

02.05.2013

 

O futuro do bebê começa a ser traçado a partir do momento em que os pais resolvem engravidar. Assim, tudo o que você fizer durante a gravidez terá reflexos no desenvolvimento de seu filho.

Pensando nisso, há necessidade de mudança de alguns hábitos e de adequação de outros para que o bebê possa ter a chance de se desenvolver adequadamente.

Antes de mais nada, é necessário abolir todos os vícios como o uso de drogas, bebidas alcóolicas e cigarro. Você sabia que fumar durante a gravidez predispõe a criança a ter problemas respiratórios?

Evite ficar muitas horas sem comer ou fazer refeições muito volumosas e pesadas, comer antes de dormir, ingerir muito sal e/ou beber pouca água. Estas medidas favorecem a boa digestão e absorção dos nutrientes.

Os alimentos ingeridos pela mãe não servirão só para nutrí-la, mas também para formar um novo ser. Assim, é necessário que a gestante tenha uma alimentação equilibrada e rica em proteínas, ferro, cálcio e ácido fólico.

Evite a auto-medicação. Todos os medicamentos devem ser tomados somente sob orientação médica. Até o mais inofensivo chá pode ser prejudicial ao bebê que está sendo formado.

Também é bom fugir do sedentarismo. Consulte seu médico para saber como “se mexer”. Esclareça sempre todas as dúvidas comseu médico (leve-as anotadas na consulta para não esquecer) e tenha uma gestação saudável do início ao fim.

Silvia Castilho

Escrito por: Silvia Castilho

Confira os 54 posts publicados pela Silvia Castilho

Veja Tambm