“Por que eu não posso dizer ‘não’ ao meu filho quando ele está fazendo algo errado?”
06.06.2018 – “Por que eu não posso dizer ‘não’ ao meu filho quando ele está fazendo algo errado?” é um dos principais questionamentos feitos por pais que, em algum momento, ouviram dizer que a Disciplina Positiva é um método educativo permissivo, no qual é sempre proibido dizer ‘não’ a uma criança.
O conceito em questão, entretanto, não funciona dessa maneira. Impedir os erros de conduta dos pequenos é importante, porém mais eficaz quando as crianças são conduzidas com gentileza. Entenda abaixo!
Maria Clara Freitas
Mãe do Gabriel, coach e consultora em educação não-violenta. No site Mães Amigas, escreve sobre Disciplina Positiva, área na qual possui especialização.
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No senso comum, a Disciplina Positiva é conhecida como o método educativo no qual o uso da palavra ‘não’ é proibido. Esse conceito está correto?
Não. O que ocorre é que nós evitamos usar a palavra ‘não’ para educar as crianças, porque acreditamos que essa atitude é, na maioria das vezes, ineficaz. Quando nós falamos ‘não’, a criança continua sentindo vontade de explorar o que é errado. Isso porque o desejo interno que ela tem de descobrir o mundo é muito maior que a vontade que ela tem de obedecer. Logo, o pequeno não acata a ordem que recebeu, pois não sabe o que fazer com aquele impulso de explorar. Além disso, é cientificamente comprovado que a criança não compreende o ‘não’ como um adulto, pois tal palavra é um conceito abstrato e, para as crianças, conceitos abstratos só tornam-se compreensíveis na fase de alfabetização.
Em que situações o ‘não’ pode ser utilizado na Disciplina Positiva?
Em episódios nos quais o adulto queira realmente mostrar para o pequeno que o comportamento dele foi errado. Ainda assim, a palavra deve ser sucedida de alternativas. Por exemplo, se o meu filho me bate, eu posso segurar a mãozinha dele e dizer “filho, bater na mamãe não é permitido. Isso não é uma opção. Se você está bravo, coloque esse sentimento para fora chorando, gritando ou batendo na almofada”. Eu dou alternativas para ele.
“Quando nós falamos ‘não’,
a criança continua sentindo vontade
de explorar o que é errado”
Em uma situação de conflito, quais são as atitudes que os pais devem utilizar para auxiliar ou corrigir a criança sem falar ‘não’?
O adulto precisa dar alternativas para o pequeno canalizar de outras formas o impulso que está sentindo. Em outras palavras, ao invés de repreender, o ideal é mostrar ao pequeno que o que ele quer não é possível e apresentar as opções de escolha que lhe são viáveis naquela situação. Quando a criança é muito nova e ainda não desenvolveu a capacidade de escolher, o que é comum até os 3 anos, deve-se redirecionar a atenção dela, ou seja, ao invés de dizer “não mexe na tomada”, é recomendado explicar: “a tomada machuca. Por que você não vai brincar com a boneca ou com o carrinho?”
Quais são os benefícios que a diminuição do pronunciamento do ‘não’ traz às crianças?
Evitar a repreensão através do ‘não’, direcionando os impulsos das crianças para as atitudes corretas, preserva nos pequenos a característica da exploração, que vai ser muito importante em vários momentos posteriores das vidas deles. Uma outra vantagem é que evitar o uso da palavra ‘não’ diminui a probabilidade da criança usar essa palavra contra os pais. Essa é uma das formas de solucionar uma queixa que muitas mães fazem: “tudo o que eu peço para o meu filho fazer ele responde que não”.
A Disciplina Positiva
Mais do que uma ferramenta para educar as crianças, a Disciplina Positiva é um estilo de vida. O conceito visa construir relações nas quais não existe uma autoridade, no sentido de hierarquia, mas sim o equilíbrio entre a gentileza e a firmeza. Dessa forma, na relação entre pais e filhos, a criança é tratada com o mesmo respeito que um adulto, o que lhe possibilita aprender num ambiente de liberdade e colaboração na definição das regras.