Por que é tão difícil emagrecer?

02.09.2013 – Emagrecer, perder peso, ficar em forma… Estas são algumas das palavras mais faladas e citadas no mundo atualmente. Mas, afinal de contas, por que é tão difícil emagrecer? Qual o segredo para perder os quilos indesejáveis e nunca mais voltar a engordar?

Este é o meu dia a dia no consultório, onde os pacientes geralmente buscam soluções rápidas e milagrosas para ter um corpo magro e saudável. O que acontece, porém, é que muitos deles saem frustrados ao descobrir que não existe milagre!

Emagrecer é difícil, sim, e sabe por que? Porque tem muito mais relação com o controle da nossa mente, pensamentos, desejos e emoções, do que com problemas orgânicos em geral.

A humanidade tem o hábito de relacionar comida com emoções

Estou triste? Vou comer para me sentir melhor.

Estou feliz, quero comemorar? Vamos sair para comer.

Estou ansiosa? Vou tentar me controlar comendo.

Estou estressada, cansada, trabalhei demais? Eu mereço comer o que quiser.

Estou entediada, não tenho o que fazer? Vou na cozinha me aventurar com algumas receitas…

 

Porque-e-tao-dificil-emagrecer

 

Em geral, também associamos lazer com comida, por exemplo: ir ao cinema significa comer pipoca e tomar refrigerante; ir ao shopping sem fazer um lanche não tem graça, né? E assim por diante.

O segredo, na verdade, está no controle das emoções e na mudança do foco. Tente evitar relacionar comida com sentimentos. Ao sentir vontade de comer algo muito calórico, procure desviar o foco do seu pensamento para outra atividade como ligar para alguém, dar uma volta, passear com o cachorro, ler um livro, praticar um artesanato etc.

Se a vontade persistir e você decidir comer, tente ingerir uma quantidade menor, devagar, apreciando e prestando atenção no alimento.

É muito importante também evitar comer vendo TV, brincando no videogame, mexendo no computador ou celular. Essas distrações fazem a gente nem perceber o que comeu e acabar repetindo e comendo mais.

Temos uma tendência a associar a sensação de prazer com o alimento e, realmente, comer é muito prazeroso! Mas por que não buscar prazer em outras coisas? Praticar um esporte, ter um hobbie, brincar com os filhos, fazer uma massagem, se cuidar… Ao perceber como tudo isso é gratificante, a comida não terá mais importância e comer passará a ser apenas mais uma forma de se cuidar e respeitar seu organismo, sem maltratá-lo. Pense nisso!

No meu próximo post vou dar algumas dicas de como emagrecer de forma saudável e sem sofrimento. Abraços!

 

Você poderá gostar de ler: Como perder peso após o partoEquilíbrio e respiração

 

Priscila Panzarella

Escrito por: Priscila Panzarella

Confira os 17 posts publicados pela Priscila Panzarella

Veja Tambm