Poliomielite ou Paralisia Infantil, o que é?

03.06.2013 – Poliomielite ou Paralisia Infantil, o que é? Desde pequena, me lembro de ir ao posto de saúde e me deparar com aquele enorme boneco branco e de tomar as famosas “gotinhas” com gosto de lágrima… rsrsrs… Hoje, como mãe, transformei o boneco em um “super-herói” e as “gotinhas” em “gotinhas com super poderes”…kkkk… Tudo isso porque preciso convencer o meu menino de três anos a tomar a dose certa contra o poliovírus da Poliomielite.

Poliomielite ou Paralisia Infantil, o que é?

Independente como você irá abordar esse assunto com os pequenos, já se perguntou para que serve essa vacina?

polio-blog materno-maesamigasA paralisia infantil, ou poliomielite, é uma doença contagiosa aguda que pode ou não causar paralisia. Ela é transmitida através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas.

A multiplicação desse vírus começa na garganta ou nos intestinos e, dali, alcança a corrente sanguínea e pode atingir o cérebro. Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia flácida em um dos membros inferiores.

“A doença pode ser fatal, se forem infectadas as células dos centros nervosos que controlam os músculos respiratórios e da deglutição.”

Embora não haja registros da doença aqui no Brasil desde 1990 e a poliomielite estar praticamente eliminada em nosso país, o vírus ainda está ativo na África e Ásia (há registro da doença em 16 países). Para evitar que a doença seja reintroduzida por aqui, precisamos garantir que os nossos pequenos tomem as “gotinhas com super poderes” (se for menina, que tal “gotinhas da fadinha mágica”…rsrs)

Esse ano a campanha de vacinação se estenderá até 21 de junho em mais de 115 mil postos com o objetivo de imunizar 95% do mais de 12 milhões de crianças. A novidade neste ano é a mudança da faixa etária abrangida pela campanha. Receberão as doses em gotas da vacina Sabin apenas as crianças maiores de seis meses e com até cinco anos de idade (quatro anos, onze meses e 29 dias).

Mesmo as crianças que já tenham sido imunizadas contra a doença, devem tomar as duas gotinhas de reforço.

Como garantir uma imunização completa:

A vacina poliomielite é trivalente e sua eficácia é em torno de 90% a 95%. Para uma imunidade longa, frente aos três tipos de poliovírus, é necessário completar o ciclo básico de três doses: duas doses da vacina inativada poliomielite (VIP) e uma dose da vacina oral poliomielite (VOP), sendo necessário uma dose de reforço (VOP) após o termino do ciclo básico. Assim, praticamente 100% dos vacinados terão proteção garantida.

1ª dose da VIP – Quando a criança está com 2 meses

2ª dose da VIP – Quando a criança está com 4 meses

1ª dose da VOP – Quando a criança está com 6 meses

2ª dose da VOP – Quando a criança está com 15 meses

Confira o Calendário de Vacinação 2013 completo, clique aqui.

* O Ministério da Saúde orienta que, se as crianças tiverem febre alta, alguma hipersensibilidade a algum componente da vacina (como por exemplo, a estreptomicina, a eritromicina ou alguma doença aguda), os pais devem conversar com os profissionais de saúde antes da vacinação.

 

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1953 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Tambm