Piquenique gratuito estimula convivência entre crianças com deficiências ou não
21.06.2018 – Um piquenique pensado para estimular o convÃvio entre os pequenos com deficiências ou não e incentivar as crianças com deficiências e suas famÃlias a frequentarem os espaços públicos realizará a sua 5ª edição nacional na Pedreira do Chapadão, em Campinas, no próximo domingo (24). O evento, chamado Pupanique, é gratuito e acontecerá das 10h00 à s 15h00.
As atividades do piquenique, como circuito funcional, contação de histórias, brincadeiras nos brinquedos adaptados do parque, fantoches e super-heróis fantasiados serão comandadas por recreadores, contadores de histórias e intérpretes de libras. No evento, cada um é responsável pelo seu lanche e pelo seu lixo, mas todos são cuidadores de todas as crianças.
“A gente tem que perceber
que lugar de criança
é lugar de criança com deficiência”
Segundo a jornalista, escritora, ativista pela inclusão e idealizadora do Pupanique Andréa Werner, o evento foi criado para incentivar as mães a vencerem o receio de levar os seus filhos com deficiências para os espaços públicos.
“Muitas vezes, os familiares têm medo do preconceito, do olhar dos outros para os seus filhos. A gente tem que perceber que lugar de criança é lugar de criança com deficiência: autista, com Down, paralisia cerebral, deficiência motora…”, disse Andréa em entrevista concedida ao portal de notÃcias A Cidade On.
O evento é aberto à toda a comunidade e será realizado na Pedreira do Chapadão em decorrência do playground inclusivo que o parque possui desde fevereiro deste ano. Para participar, basta preencher previamente um cadastro clicando aqui.
Saiba mais sobre o Pupanique
Em 2012, a jornalista, escritora e ativista pela inclusão, Andréa Werner, criou o blog Lagarta Vira Pupa depois que o seu filho, o Theo (9), foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O intuito do canal de comunicação era construir uma rede de apoio para mães e pais com filhos autistas de todo o Brasil e reunir pessoas dispostas a lutar por uma sociedade menos restritiva.
Atualmente, o Lagarta Vira Pupa recebe mais de 250 mil usuários únicos por mês e tem 115 mil fãs na página do Facebook. Do sucesso virtual, nasceu o Pupanique, um encontro nacional entre os pais e crianças visitantes do blog que visa incluir a presença de crianças autistas ou com deficiências em espaços públicos.
Para acompanhar o projeto e outras atividades, siga o Lagarta Vira Pupa nas redes sociais: Blog l Facebook l Instagram.
Confira também:
Do diagnóstico à inclusão: por que falar do autismo é tão importante?
A SÃndrome de Down é só um detalhe, criança tem que viver como criança