Pesquisas do Instituto Butantan expõem cobras, aranhas e peixes empalhados em Campinas

Crotalus durissus terrificus, espécie de cobra cascavel exposta na mostra. (Foto: Reprodução/Wikipédia)

 

06.02.2019 – A mostra “CeTICS sobre Rodas”, ação do Centro de Toxinas, Resposta-Imune e Sinalização Celular (CeTICS), levará cobras, aranhas e peixes empalhados ao Shopping Prado Boulevard, em Campinas (SP). A exposição acontece até 28 de fevereiro, em frente à Revistaria Prado, e pode ser visitada todos os dias, durante o funcionamento do shopping. A entrada é gratuita.

Ao todo, oito painéis sobre rodas apresentam o protozoário Trypanosoma cruzi e o zebrafish (Danio rerio), também conhecido como peixe paulistinha, espécie muito usada em pesquisas científicas. São exibidas também a cascavel (Crotalus durissus terrificus), a aranha-marrom (Loxosceles), a lagarta-de-fogo (Lonomia obliqua), a jararaca (Bothrops jararaca) e o peixe niquim (Thalassophryne nattereri), cujas toxinas podem resultar em anti-inflamatórios e pomadas.

 

(Foto: Reprodução/Jornal Realidade)

 

A iniciativa

O projeto começou no Instituto Butantan, local em que está instalado o CeTICS. “A ideia foi usar as pesquisas feitas no CeTICS para que as crianças e adolescentes, principalmente, conheçam o que fazem os cientistas”, conta a diretora do Laboratório Especial de Toxinologia e coordenadora de Ciência da Educação e Difusão do Conhecimento do CeTICS Mônica Lopes-Ferreira.

Os animais apresentados são os que os cientistas trabalham no CeTICS. Eles pesquisam venenos e toxinas, do ponto de vista de ferramentas biológicas, para encontrar substâncias dentro desses venenos que possam virar soluções para a saúde humana.

 

Serviço

CeTICS Sobre Rodas
Horário: de segunda a sábado, das 10h às 22h l aos domingos e feriados, das 14h às 20h.
Período: de 4 a 28 de fevereiro.
Local: Shopping Prado Boulevard, em frente a Revistaria Prado.
Faixa etária: livre.
Entrada gratuita.

 

Veja também:

4 eventos infantis para visitar em Campinas (SP)

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1843 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Tambm