Os primeiros 10 minutos são decisivos

18.11.2019 – Nunca sabemos quando a criança pode engasgar, depende de diversos fatores que acontecem ao redor e também do alimento que ela está consumindo. Os primeiros 10 minutos são decisivos quando o engasgo acontece.

A Lei Lucas foi criada depois que o menino que dá nome à ela morreu engasgado com um cachorro-quente durante passeio escolar. Aprovada em 500 municípios, no estado de São Paulo (16.808/2018) e também já é nacional (Lei 13.722/2018) e significa que todas as escolas municipais, estaduais e particulares de ensino infantil e básico, assim como os locais de recreação (buffets infantis, parques, clubes, hotéis) deverão fazer o treinamento dos seus funcionários para que apliquem os primeiros socorros em caso de necessidade.

Sabendo que conhecimento é o caminho para as melhores decisões, conversamos com a Alessandra Zamora, mãe do Lucas, advogada, idealizadora da Lei Lucas, co-fundadora do Movimento Vai Lucas e fundadora do Instituto Lucas, que escreveu esse texto com orientações e dicas para você saber o que fazer, caso ocorra com você ou ao seu redor.

Para evitar

É importante que todos os pais e cuidadores saibam primeiros socorros. Os primeiros 10 minutos após um acidente são decisivos e podem definir se haverão sequelas futuras ou não.

A aspiração de alimentos e outros corpos estranhos ocorre principalmente entre 1 e 3 anos de idade, porque a criança não controla a mastigação e a deglutição de alimentos, já que não possui os dentes molares. Mas pode acontecer em todas as idades, inclusive em adultos e idosos.

Veja como desengasgar bebês

Mais vídeos acesse aqui.

Podem ser sintomas: acesso de tosse, súbito de chiado no peito (em crianças sem casos de alergia na família), falta de ar súbita, rouquidão e lábios e unhas arroxeadas. A aspiração pode ser parcial ou total. Veja a diferença:

PARCIAL: a criança pode tossir e esboçar sons. Ela deve ser encaminhada a um serviço de saúde.

TOTAL: não consegue esboçar som, está com asfixia, falta de ar e até com os lábios arroxeados.

COMO PREVENIR

Alimentos amassados e com fibras desfiadas;

Alimente as crianças na mesa, sentadas. Alimentos em pedaços finos, ensinar a mastigar e supervisionar sua alimentação;
Evite comprar brinquedos com partes pequenas ou inadequados para a idade da criança.

ALIMENTOS DE RISCO

Sementes, amendoim, castanha, nozes, milho, feijão, pedaços de carne e queijo, uvas inteiras, salsicha, balas duras, pipoca, chicletes.

OUTROS ITENS PERIGOSOS

Balões, moedas, bolinha de gude, brinquedos com peças pequenas, bolas pequenas, botões, baterias esféricas de aparelhos eletrônicos, canetas com tampa removível.

DICAS

No caso de obstrução parcial, a única atitude que devemos ter é a de incentivar a vítima a tossir. Nunca bater nas costas, pedir para olhar para cima, levantar os braços ou oferecer líquidos.

No caso da obstrução total, aplicar imediatamente a manobra de desengasgo ou Heimlich e acionar o serviço de emergência (Bombeiros 193 ou Samu 192).

Texto escrito por Alessandra Zamora.
Revisado por Madame Conteúdo.

Confira também:

Minha filha engasga mais de 30 vezes por mês

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1953 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Tambm