Quando descobri a obesidade infantil no meu filho
Andrezza Ferrari
Mãe do Pedro (7 anos)
♥ “Mas quando ela usou o termo ‘ele está com obesidade infantil’, saà da consulta aos prantos… chorei muito!!!â€
04.12.2015 – Confesso que fiquei um pouco tensa com o convite de relatar a luta contra o peso do meu filho aqui para vocês, afinal ainda estamos em um processo e sei que será por um bom tempo, mas vamos lá…
A pediatra do meu filho sempre abordou a questão do peso dele, em todas as consultas sempre falava que estava acima do peso. Eu saÃa da consulta, dava uma segurada, garantia que ia mudar os hábitos e não durava nem duas semanas e já relaxava, mas quando ela usou o termo “ele está com obesidade infantil”, saà da consulta aos prantos. Chorei muito!!! Ele tinha apenas 5 anos.
“Mas quando ela usou o termo ‘ele está com obesidade infantil’, saà da consulta aos prantos”
Quando descobri a obesidade infantil no meu filho
Comentei com a famÃlia e todos diziam: ele não está, ele vai crescer, olha o tamanho do pai dele (1,91m)… A única pessoa que disse: ELE ESTà SIM, foi minha mãe!! Pasmem… Mas essa avó é aquela que não dá porcaria, que não deixa comer fora de hora, e quando viajei e fiquei 12 dias fora, ele ficou com ela e emagreceu 1 quilo!
E foi ai que começamos a observar mais os nossos hábitos alimentares e a controlar mais o Pedro. Ele é uma criança que come de tudo: frutas, verduras, legumes, doces, salgados, suco, enfim, tudo mesmo! Se sairmos para comer em outros lugares, eu pergunto o que ele quer comer, e ele responde: você escolhe!!!
“Foi ai que começamos a observar mais os nossos hábitos alimentares e a controlar mais o Pedro”
Percebo um prazer muito grande em comer, mas aqui em casa somos todos assim!! Amamos comer e vejo que o Pedro se parece muito comigo, é claro!!
Não é difÃcil controlá-lo, porém já cheguei a arrancar coisas da mão dele por querer comer demais! Tipo aquilo, enquanto não ver o fim, não para!(rsrsrs)
Buscamos ajuda com uma nutricionista infantil (inclusive por indicação de uma mãe amiga) e recebemos algumas orientações para a alimentação dele, nada muito radical e sim, algumas dicas de quantidade, onde acho que é o nosso maior erro! Fizemos também alguns combinados como um dia sim e um dia não de sobremesa.
“Fizemos também alguns combinados como um dia sim e um dia não de sobremesa.”
Pedro sempre fez natação, porém a pediatra sempre disse que era muito pouco, que tinha que fazer mais atividade e que o futebol era excelente. Como fazer futebol se em casa o pai não gosta e nem eu? Até que o pai descia no condomÃnio para jogar uma bola com ele, mas logo ele pedia para subir.
Tivemos uma mudança grande quando Pedro foi para o ensino fundamental (1º ano), mudou de escola onde o lanche seria individual… Aaahhh quanto sofrimento!!!! O que enviar de lanche? O que ele vai comer? Até que aprendi que quanto mais simples e menos calórico, seria melhor. Às vezes mando água, e ele fala: Mãe, você esqueceu de mandar meu suco!! (Mentirinha, mando de propósito mesmo!!)
“Pede para ir a Lagoa do Taquaral todo domingo para jogar futebol!!!”
Pedro foi se enturmando e logo fez o “melhor amigo†e esse melhor amigo AMA futebol, conclusão: Pedro me pediu para fazer futsal! Corremos para fazer sua matrÃcula, achei que seria só foguinho, mas ele AMA, pegou gosto pela atividade, adora campeonatos e pede para ir a Lagoa do Taquaral todo domingo para jogar futebol!!!
Hoje Pedro mantem seu peso, sem dietas radicais, já tem a noção da sua quantidade e realmente não o privei de comer nada, apenas fomos orientados em optar pelo mais saudável e menos quantidade, pois sei que, logo logo isso sairá do nosso controle de pais e só dependerá dele quando for mais velho!!
“Hoje Pedro mantem seu peso, sem dietas radicais, já tem a noção da sua quantidade”
Pedro é uma criança que ama vÃdeo game, ipad, celular, assim como ama andar de bicicleta, patins, futebol, brincar no condomÃnio, etc.
É uma criança muito feliz e sabe que terá que controlar sua alimentação pelo resto da vida, afinal quem não tem que fazer isso. Mas vamos seguindo sem neuras e com muito amor!!!
Esse é o meu “pretinho†como costumo chamá-lo…