O que fazer para acalmar a tosse?
30.09.2013 [atualizado em 05.06.2019]
A tosse, em geral, é um reflexo que permite ao organismo expulsar qualquer corpo estranho que está nas vias aéreas. Pode ser catarro ou algo aspirado inadvertidamente como, por exemplo: gases tóxicos, poeira, talco, pedaços de objetos, tais como brinquedos, suco gástrico ou alimento etc. É, portanto, um mecanismo de defesa do organismo.
Olhando sob esta perspectiva, fica mais fácil entender que, geralmente, ela não deve ser combatida com antitussÃgenos.Â
Como a tosse, em si, é só um sintoma e não uma doença, temos que verificar e tratar sua causa.
Muitas doenças também podem se manifestar com tosse, podendo ser graves ou não. Entre elas, podemos citar as alergias (bronquiolite, asma, rinite), infecções (resfriados, gripes, pneumonias, tuberculose) e até tumores.
A tosse é considerada aguda quando é passageira ou dura até 3 semanas. A tosse é considerada crônica quando persiste por mais de quatro semanas. Estas têm sempre que ser investigadas. Cada uma dessas doenças apresenta sinais e sintomas caracterÃsticos e o pediatra poderá investigar qual a causa.
O que fazer para acalmar a tosse?
Nos dias extremamente secos, é comum a queixa de tosse seca noturna. Esta, melhora com a umidificação do ar, seja com vaporizador, bacia com água ou uma toalha de banho úmido na cabeceira da cama, que ajudam a aumentar a umidade do ar.
Nossas avós costumam dizer para dar mel para a criança, que ele acalma a tosse. Será isso um mito ou verdade?
Pesquisas mostram que o mel tem propriedades que ajudam a acalmar a tosse, protegendo a mucosa da árvore respiratória. Mas, é importante lembrar que o mel caseiro nunca deve ser dado para crianças menores de 1 ano, pois nele pode crescer uma bactéria, que causa botulismo.
Você pode gostar de ler: Coqueluche é grave, causa tosse seca e pode ser confundida com gripe e Febre: o que é, quando e como tratar
