O que fazer em casos de engasgamento
21.11.17 – O engasgamento pode ocorrer com qualquer pessoa e a qualquer momento, por isso é de extrema importância conhecer as manobras necessárias para um socorro imediato, principalmente em casos mais graves. Conversamos com a Pediatra Dra. Paolla L. M. Alberton e a Médica intervencionista e coordenadora do núcleo de ensino de urgência do SAMU, Adriana Mallet para entendermos o que fazer em casos de engasgamento e as diferentes manobras como o Heimlich. Vale a leitura!
O que fazer em casos de engasgamento
O que é o Engasgo?
O engasgo acontece quando há obstrução das vias aéreas por um corpo estranho, que pode ser qualquer coisa que tenha o tamanho necessário para encaixar e fechar qualquer parte das vias respiratórias altas. Pode ser desde um pedaço de alimento até uma pecinha de brinquedo (ou as famigeradas balas Soft da nossa infância).
Quando uma pessoa se engasga e há a obstrução completa, ou seja, não consegue tossir ou falar, deve-se sempre pedir ajuda e realizar a Manobra de Heimlich caso haja outras pessoas no local. Caso você seja o único acompanhante, deve-se proceder imediatamente à Manobra de Heimlich antes de buscar outra fonte de ajuda.
Manobra de Heimlich em pé
A pessoa a aplicar a manobra deverá posicionar-se atrás da vÃtima, fechar o punho e posicioná-lo com o polegar para dentro entre a cicatriz umbilical e o osso esterno. Com a outra mão, deverá segurar o seu punho e puxar ambas as mãos em sua direção, com um rápido empurrão para dentro e para cima a partir dos cotovelos. Deve-se comprimir a parte superior do abdome contra a base dos pulmões, para expulsar o ar que ainda resta e forçar a eliminação do bloqueio. É essencial repetir-se a manobra cerca de cinco a oito vezes. Cada empurrão deve ser vigoroso o suficiente para deslocar o bloqueio. Caso a vÃtima fique inconsciente, a manobra deve ser interrompida e deve ser iniciada a reanimação cardiorrespiratória.
Manobra de Heimlich sentado
Se a pessoa não tiver mais forças para ficar de pé ou for um cadeirante, a manobra deve ser realizada com ela sentada, vindo por trás do encosto da cadeira. Existe uma versão da manobra para ser realizada em conjunto com a reanimação cardiorrespiratória, com o socorrista sentado à cavaleiro sobre as pernas da vÃtima, fazendo compressões, mas é mais complicada do que a manobra original.
Pediatra Dra. Paolla L. M. Alberton
Manobra de Heimlich em gestante
A manobra de Heimlich não se aplica da mesma maneira para grávidas. No caso de gestantes ou de pessoas obesas a manobra é realizada mais pra cima, fora da linha da altura do útero.
Manobra de Heimlich em Bebês
Sentada, coloque a criança deitada de bruços em seu braço com a cabeça levemente inclinada para baixo. Segure a mandÃbula da criança com uma mão e com a outra comprima as costas da criança na autura entre as costelas, entre as escápulas. Faça uma sequencia de 5 compressões e de uma leve pausa.
Se a criança permanecer engasgada tente outra manobra. Vire a criança de frente apoiada em seu braço. Deixe a cabeça da criança um pouco inclinada e com os dois dedos da outra mão comprima o tórax 5 vezes.
Médica intervencionista e coordenadora do núcleo de ensino de urgência do SAMU, Adriana Mallet
Confira Também:
Piscina, mar, rios… todo cuidado é pouco
O perigo dos acidentes no banheiro com boxes de vidro
Minha filha engoliu um palito de pirulito!
O que fazer em casos de engasgamento O que fazer em casos de engasgamento