O professor de nossas vidas

15.10.2019 РHoje é comemorado o dia dos professores e todas nós temos uma referência que marcou nossa história, que nos ajudou, que nos desafiou para sermos o que hoje somos.

De quem você se lembra com orgulho de ter sido aluno? Qual professor ou professora te mostrou que você tinha vários caminhos e que o seu futuro dependia apenas de você?

Esses são professores que se dedicam a incorporar essa notável incumbência de um tesouro eterno e absolutamente glorioso. Usando palavras trocadas, exercem uma tarefa muito importante diante da sociedade por lidar com a formação de pessoas.

Segundo M√°rio S√©rgio Cortella, professor e fil√≥sofo, excel√™ncia no ensino e no aprendizado √© tudo aquilo que ultrapassa, √© tudo aquilo que vai al√©m. A pr√≥pria palavra excelente significa aquilo que vai al√©m. Portanto, a educa√ß√£o excelente √© aquela que faz mais do que a obriga√ß√£o. Isto √©, aquela que tem obriga√ß√£o como ponto de partida, n√£o como um ponto de chegada. Uma educa√ß√£o excelente √© aquela que oferece s√≥lida base cient√≠fica, forma√ß√£o de cidadania, concep√ß√£o de solidariedade social… Mas que faz isso de uma maneira que encante, que eleve, que fa√ßa com que haja alegria e prazer naquilo, de maneira que se queira mais. Portanto, a excel√™ncia √© aquela que n√£o tem um ponto de interrup√ß√£o. Excel√™ncia √© um horizonte, n√£o √© um lugar onde voc√™ chega.

Professora e aluna

Em meio √†s pesquisas, encontramos algumas coloca√ß√Ķes que fazem muito sentido quando pensamos nos professores, veja se voc√™ concorda:

РUm professor deve ser como Charles Chaplin para fazer todos se divertirem e se amarem com pouco ou nenhum recurso tecnológico;

РDeve ser como o filósofo Sócrates para dividir experiências e trocar princípios com total sinceridade e destemor;

РDeve ser como Michelangelo para colorir a vida dos outros com desenhos que vão muito além da tinta e dos maravilhosos traços da criatividade;

РDeve ser como a ingênua imaginação infantil que é capaz de criar castelos e heróis imortais.

O professor sabe que é fundamental conduzir seus alunos e acima de tudo, respeitar o tempo de cada um, compreendendo que ao desenvolvimento humano é constante e contínuo e cada um tem seu ritmo. Você concorda?

Por fim, deixamos nossa singela homenagem para todos os professores e professoras que com dedicação compartilham seus ensinamentos e enxergam o grande potencial que há dentro de cada um de nós!

Fontes de pesquisa: Mário Sérgio Cortella, Administradores, Escola da inteligência, Gabriel Chalita.

Confira também:

10 dicas para estimular crianças a aprenderem fora da escola

Alessandra Assumpção

Escrito por: Alessandra Assumpção

Confira os 60 posts publicados pela Alessandra Assumpção

Veja Tambťm
ÔĽŅ