Este erro com slings pode lesionar as articulações do seu bebê

13.03.2019 – Não há ainda uma pesquisa que aponte o número de mães que aderiram ao sling, modelo artesanal de carregador de bebês, para se locomover com os filhos nos últimos tempos. Basta observar os espaços públicos, porém, para perceber que ele não é baixo.

O acessório é útil por garantir à mãe a liberdade de ter o filho colado ao corpo sem perder a mobilidade, mas exige cuidados com o uso.

Assessora de Babywearing pela escola Bebê no Pano, a também instrutora de pilates e estudante de Educação Física, Marina Bonsch, alerta para um erro sutil, mas grave: carregar bebês em slings quando os mesmos estão vestindo os chamados macacões de pezinho, que possuem meia costurada à roupa.

Macacão com meia costurada. 

 

“É um erro porque pode pressionar a pontinha dos dedos do pé do bebê, sobrecarregando as articulações e acionando o ‘reflexo de marcha automática'”, explica.

 

O ‘reflexo da marcha automática’, segundo texto publicado pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é um reflexo primitivo do ser humano. Ao encostar o pé do bebê em uma superfície, ele começa a fazer o movimento de marcha. Segundo o mesmo texto, tal reflexo se manifesta desde o nascimento, mas deve ser inibido – o que explica o alerta feito por Marina.

Além do dano às articulações, causado pela pressão que a meia faz nos dedos da criança, o movimento de andar leva a criança a sair da posição adequada no sling, podendo escorregar ou até mesmo cair do carregador.

“Nos dias frios, o ideal é vestir o bebê com uma meia mais comprida ou uma polaina. Assim, não será um problema a roupa subir”, recomenda Marina.

 

Para saber mais

Marina Bonsch estará na Casa Mães Amigas no próximo dia 10 de maio, das 14h às 17h, para transmitir informações e esclarecer dúvidas a respeito do uso de slings e outros carregadores ergonômicos. O público-alvo da oficina é mães com bebês de colo, engatinhantes e andantes até 3 anos (ou enquanto der colo). As inscrições e informações podem ser obtidas exclusivamente com a Marina, através do Whatsapp (19) 99735-3414.

 

Você também pode se interessar:

Universo Polyana: Os benefícios do Wrap sling

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1845 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Tambm