Montessori – metodologia de ensino
Karina Fusco é jornalista colaboradora do Grupo Mães Amigas, onde escreve principalmente sobre comportamento, saúde e educação. É também editora do blog Lugarzinhos Especiais, que traz dicas de passeios, estadia e gastronomia que podem ser feitos, inclusive, com crianças.
Montessori – metodologia de ensino
O que é? É um método que procura dar sentido prático à aprendizagem para possibilitar melhor integração do aluno/indivíduo à sociedade visando desenvolver a inteligência através de processos operativos e autoconstrutivos. O seu material didático especifico é utilizado para propiciar à criança a liberdade de experiência, afim de que possa ser observada, compreendida e ajudada em suas descobertas.
O conhecido “Material Dourado” é um dos materiais criados por Montessori. Ele baseia-se nas regras do sistema de numeração, sendo confeccionado em madeira e é composto por cubos, placas, barras e cubinhos, todos com base 10.
Em relação à leitura e à escrita, as crianças conhecem as letras e são introduzidas na análise das palavras e letras, estando a mão treinada e, reconhecendo as letras, a criança pode escrever palavras e orações inteiras.
Esta metodologia está amparada em seis pilares:
Pilares
1- Autoeducação
2- Educação como ciência
3- Educação Cósmica
4- Ambiente Preparado
5- Adulto Preparado
6- Criança Equilibrada
Valores trabalhados: As atividades didáticas são realizadas mantendo a característica de lazer. O foco na educação é pelos sentidos e pelo movimento afim de estimular as percepções e a concentração do aluno. Ela parte do concreto para o abstrato e é focada na individualidade e na liberdade do aluno.
Quem criou? Foi a médica italiana Maria Montessori (1870/1952), que acreditava que o potencial de aprendizagem está em cada ser humano. Quando atuava na área de psiquiatria, percebeu que crianças com problemas mentais aprendiam diante de estímulos para exercitar suas habilidades motoras e experimentar a autonomia. Ela também fez faculdades de Pedagogia, Psicologia e Antropologia.
Sobre sua criação: Ela aconteceu no início do século XX. Após seus estudos focados na Educação, Maria Montessori criou, em 1907, a primeira “Casa dei Bambini” para crianças normais, inovando em todos os aspectos pedagógicos. Em 1922 tornou-se inspetora-geral das escolas da Itália e depois foi para a Espanha, onde espalhou seu método.
Como identifica-la?
Os professores não ficam na frente da classe, mas sim misturados aos alunos, geralmente em formato circular, fazendo observações e auxiliando nas pesquisas que visam a aprendizagem. Após as pesquisas, os alunos fazem apresentações a outros grupos e colegas de classe.
A utilização de materiais concretos para representar conceitos abstratos é constante. Também é comum a junção de alunos de 2 a 3 faixas etárias diversas.
Indicada para quais faixas etárias?
Principalmente na Educação Infantil, mas também no Ensino Fundamental. No Ensino Médio é aplicada com menor frequência.
Fontes: Ester Cecilia Fernandes Baptistella, coordenadora da USF e Doutora em Educação pela FE da UNICAMP e site da Associação Brasileira de Educação Montessoriana.