Meu filho não come fruta, mesmo com hábitos saudáveis!
Leda Miguel
Mãe da Lara, 5 anos e do Luiz, 3 anos
♥ “Desistir? Não está nos meus planos, meu filho não come fruta mas com incentivo ele vai voltar a experimentar.”
20.09.2016 – Hoje vou falar sobre um assunto que é rotina lá em casa, tenho dois filhos Lara, 5 anos, e Luiz, 3 anos, e como toda mãe sempre queremos o melhor para nossos pequenos. Minha preocupação também deve ser de outras mães: “Meu filho não come fruta”.
Meu filho não come fruta, mesmo com hábitos saudáveis!
Vamos lá, no ano de 2010 nasceu Lara, gordinha, cabeluda e de olhos azuis, minha princesinha. Os meses foram passando e chegou o dia de inserir o suco. A expressão foi: “éca, mamãe, o que é isso? Devolve meu leite!” Não foi fácil, mas ela acostumou.
Mais um mês e veio começamos a introdução da frutinha, e junto com ela mais caretas e recusas, confesso não foi nada fácil. Depois veio a papinha salgada, batemos no liquidificador, passamos pela peneira, amassamos com garfo e nada… Tentamos filminhos infantis, comer na calçada vendo o carro passar e assim, foi uma luta com a alimentação. Aquela pulguinha ficava sempre atrás da orelha: E quando ela crescer e tiver sua própria escolha?
Para minha grande felicidade, hoje ela é uma criança que não tem medo de experimentar, se não gosta também não a forçamos comer, afinal ela foi lá e experimentou, paladar é paladar, ela come vários tipos de frutas (ama manga), legumes e verduras. Tomate cereja é o lanche da tarde.
No ano de 2013 nasceu meu pecurrucho, forte, robusto e careca, os meses foram passando e minha agonia já era aparente.
Chegou meu temido dia de introduzir o suco, e para minha surpresa ele tomou tudo, e chorou quando acabou… Fomos para a primeira fruta, careta?? Nenhuma! Apenas sujeira por não saber comer. E papinha salgada? Que maravilha comeu um prato enorme desde o primeiro dia, como no suco, chorou quando acabou.
Dias se passaram e essa rotina continuava, ele comendo frutas e legumes. Chegou o dia do arroz e feijão. Eu sempre me surpreendendo. Com 1 ano Luiz foi para o berçário, lá sempre foi uma continuidade de casa, mas aos poucos notei uma certa recusa para alguns alimentos. Sim, ele sentiu a separação.
Nessa época, minha rotina alimentar não era regrada, comíamos muitos alimentos industrializados e os restaurantes eram uma opção na semana.
A dificuldade para comer fruta foi aumentando. Sabe aquela história: “Deixa! Amanhã eu tento de novo. Come um biscoito de polvilho…”. Sim,fiz isso e ele acabou perdendo de vez o gosto por elas, que são uma delícia.
Pronto, meu filho não come fruta!
Foi então que resolvemos mudar os hábitos alimentares da família. Passamos a comer de forma mais saudável, frutas no café da manhã, legumes e saladas no almoço e jantar e sopa de legumes, sempre incentivando ele a comer. Na escola foi criado um programa muito interessante que se chama “Que verdinho é esse”, tem ajudado muito. Ele voltou a comer legumes, pois agora ele come verde para ser forte como o Hulk, mas e as frutas? Essas ainda não voltaram para o rotina dele, mas todos os dias oferecemos, incentivamos e comemos em família. Hoje ele, pelo menos, tem coragem de lamber a laranja e colocar a uva na boca (mas sem morder).
Desistir? Não está nos meus planos! Com incentivo ele vai voltar a experimentar e o que não gostar, não precisará comer.
É isso ai mamães, mesmo com estilo de vida saudável, também tenho dificuldades com as crianças. Meu filho não come fruta, mas vejo que isso é normal, e você tem alguma dica pra me ajudar?
Meu filho não come fruta, mesmo com hábitos saudáveis
Leia também
Meu filho é portador de alergias múltiplas
Quando descobri a obesidade infantil no meu filho
Como identificar transtornos alimentares nos filhos?
O que fazer para meu filho ter um bom hábito alimentar?!
Meu filho não come nada! (Revista Pais & Filhos)