Mamadeira X Amamentação

 

16.09.2013 – O uso da mamadeira é um assunto polêmico, há especialistas contra e outros a favor, desde que não vire um mau hábito. A criança que passa muito tempo com a mamadeira na boca tem grande chances de prejudicar sua fala, sua dentição e até seu desenvolvimento psicológico. Mas, em alguns casos, a mamadeira é uma boa aliada da alimentação de bebês que não podem ser amamentados pelas mães.

O bebê, durante a amamentação no seio materno, realiza movimentos que exercitam a respiração e a musculatura facial. A sucção do leite e a deglutição fortalecem os músculos faciais e direcionam a formação dos ossos do rosto. Amamentar ajuda no fortalecimento e tonificação da língua, bochechas e lábios.

Usando mamadeira, esse exercício é quase inexistente e a preferência do bebê por ela vem da facilidade com a qual ele recebe o leite, principalmente quando este flui por um grande furo no bico.

A criança fica mais tranquila quando está no seio da mãe, sem ter que compensar a ansiedade com o bico artificial (mamadeira e chupeta), bico este que, se utilizado inadequadamente, pode causar os seguintes problemas:                                                                              

blog materno maes amigas dentes mamadeira

– atresia da maxila (arcada superior estreita)

– mordida aberta (dentes anteriores não se tocam)

– retrusão mandibular (queixo pequeno)

– apinhamento dental (falta de espaço para os dentes)

 

A criança que faz uso de mamadeira costuma tomar-se sua companheira ao longo de anos,

habituando-se a uma dieta mole e adocicada, que aumenta o risco de cáries e, além disso, tende a recusar alimentos que requeiram mastigação. Vídeo da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo : Usar mamadeira atrapalha o aleitamento materno?

 

Especialistas dizem que a sucção do bico da mamadeira é totalmente diferente da sucção no peito, podendo provocar a confusão de bicos e levar ao desmame precoce, que é  uma das principais causa de mortalidade infantil

Saiba o que está recomendado nos rótulos  dos produtos

 

O bico artificial (mamadeira e chupeta) também pode fazer com que a criança se torne uma respiradora bucal, podendo provocar  graves problemas respiratórios, de sono, de fala, humor, defeito na arcada dentária e déficit de aprendizagem.

A dica para quem quiser evitar o uso de bicos artificiais é oferecer o copinho, quando os sucos forem introduzidos na dieta do bebê, a partir dos seis meses. Assim, a criança não necessitará usar mamadeira em sua vida.

Mães, essa é a teoria sobre o uso de mamadeiras, mas na prática com os meus filhos não foi bem assim… Os meus 2 filhos amamentei exclusivamente no peito até 6 meses, mas quando introduzi os sucos (após o 6º mês), não usei o copo, mas sim a mamadeira. Apesar de tomarem sucos na mamadeira, ambos tinham uma boa pega em meu seio  e continuei amamentando cada um deles até 1 ano.

Meu filho com 10 meses tomando suco

Meu filho com 10 meses tomando suco

Se você mãe, optar pelo uso de mamadeira, deverá ficar atenta para que esse uso não  seja excessivo, para que não atrapalhe o desenvolvimento da face da criança e nem o aleitamento materno, caso esteja amamentando.

Saiba mais sobre aleitamento materno no manual do Ministério da Saúde, clique aqui.

Veja o álbum do Ministério da Saúde promovendo o Aleitamento Materno, clique qui.

Veja também: A Chupeta realmente entorta dente? e Amamentar facilita a produção da fala

 

placa-tripicchio

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1949 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Tambm

Nenhum banner