Livros para conhecer o folclore brasileiro
20.08.2013 (Repostado em 22.08.2018) – Em 1965, o Congresso Nacional Brasileiro oficializou que todo dia 22 de agosto seria destinado à comemoração do folclore brasileiro, com a intenção de valorizar as histórias e personagens do nosso folclore. Assim, a cultura popular ganhou mais uma forma de ser preservada, pois possibilita a passagem da cultura folclórica nacional de geração para geração. Hoje, vamos falar um pouco sobre o folclore, apreciar um lindo vÃdeo e também dar dicas de livros para conhecer o folclore brasileiro.
O Dia 22 de agosto é marcado por várias comemorações em todo paÃs. Nas escolas e centros culturais são realizadas atividades diversas, como  pesquisas, trabalhos e apresentações, destacando os contos folclóricos e seus principais personagens. É o momento de contarmos e ouvirmos as histórias do Saci-Pererê, Mula-sem-cabeça, Curupira, Boto, Boitatá, Iara.
Além das histórias, as danças, brincadeiras e festas folclóricas são valorizadas e praticadas.
Se quiser comemorar a data com seu filho, os livros abaixo são indicados para que eles conheçam e apreciem o nosso folclore. Mas, antes de iniciar a leitura que tal um trava-lÃnguas para descontrair? Você consegue?
– Trazei três pratos de trigo para três tigres tristes comerem.
– O rato roeu a roupa do Rei de Roma, a rainha com raiva resolveu remendar.
– Num ninho de mafagafos, cinco mafagafinhos há! Quem os desmafagafizá-los, um bom desmafagafizador será.
– A Iara agarra e amarra a rara arara de Araraquara.
Dicas de livros para conhecer o folclore brasileiro:
Turma da Mônica Folclore Brasileiro
MaurÃcio de Sousa – Editora Girassol
Neste livro, os personagens da Turma da Mônica apresentam o diversificado folclore brasileiro. São cantigas de roda, parlendas, pegadinhas, trava-lÃnguas, músicas, adivinhas, provérbios, crendices, trovas, acalantos e brincadeiras que atravessaram gerações e gerações.
História pra boi casar (com CD)
De Alessandra Roscoe – Editora Peirópolis
Neste livro-CD, a escritora Alessandra Roscoe conta a história do boi de cara amarela que foge para casar-se com a vaca, aquela mesma que pulou a janela. A história foi inspirada em cantigas de ninar que embalaram muitas infâncias e no bumba-meu-boi do folclorista maranhense Teodoro Freire, que há cinco décadas mantém viva a tradição do bumba-meu-boi na região de BrasÃlia, onde mora a autora.
Folclore Brasileiro
Monteiro Lobato – Editora Globo
No livro da ‘Coleção Almanaque SÃtio do Pica-pau Amarelo’, os personagens de Monteiro Lobato falam com linguagem leve e divertida sobre as lendas, danças, festas, músicas, comidas e outras manifestações culturais que formam o folclore brasileiro! O almanaque traz ainda fotos e muitas ilustrações e ensina a fazer brinquedos relacionados ao tema com material reciclável. Há também um glossário chamado de De A a Z, que explica as palavras e expressões usadas no livro.
Turma da Mônica – Lendas Brasileiras
MaurÃcio de Sousa – Editora Girassol
Neste lindo livro colorido e encadernado com capa dura, estão reunidas algumas das lendas mais conhecidas, que as crianças adoram! E o mais legal é que todas são representadas pelos graciosos personagens da Turma da Mônica e narradas por Mauricio de Souza. Uma obra rica e especial que as crianças não podem ficar sem.
Meu livro de folclore
De Ricardo Azevedo – Editora Ãtica
Esta obra reúne contos, ditados, adivinhas, parlendas, trava-lÃnguas e personagens folclóricos. Trata-se de uma obra que procura acompanhar a criança na descoberta desse universo cultural, permitindo-lhe reconhecer as manifestações da literatura oral brasileira.
Veja que graça este vÃdeo sobre o folclore brasileiro, lindo para mostrar à s crianças:
Conheça também o Portal Folclore Brasileiro, que traz vÃdeos do folclore em todo o paÃs.
Você pode gostar de ler: Era uma vez… a história em quadrinhos e Livros para ajudar a falar sobre Deus
