Livros em inglês? Para crianças??
18.06.2013
Aprender uma segunda lÃngua interfere no aprendizado da lÃngua materna ou vice-versa? Estudar inglês durante a infância atrapalha a alfabetização?
Não, pelo contrário. Uma pesquisa realizada pela University College, de Londres, ao avaliar o cérebro de 105 pessoas, constatou que aquelas que cursaram inglês entre 05 e 10 anos de idade fizeram mais conexões cerebrais, tiveram aumento da massa encefálica e, portanto, adquiriram mais chances de serem fluentes no idioma.
Como o cérebro está em pleno desenvolvimento, a construção de novas habilidades se torna muito mais fácil e as crianças têm maior facilidade na pronúncia e melhor fluência devido à grande capacidade de diferenciar sons e à maior flexibilidade muscular do aparelho articulatório.
Aproveitando essa facilidade das crianças e até mesmo o interesse que elas têm, hoje em dia é muito comum os pais optarem pela escola bilÃngue logo na Educação Infantil, ou outros, como no meu caso, que colocam os filhos em um curso extracurricular. Manu tem 5 anos e frequenta as aulas de inglês desde os 2 anos e meio.
E você pode estimular o aprendizado da segunda lÃngua em casa mesmo, através de livros bilÃngues.
A Editora Girassol, por exemplo, mantém uma coleção bilÃngue de contos clássicos, com lindas ilustrações e a tradução em português ao lado. São 4 histórias muito conhecidas: Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, Os 3 porquinhos e O Patinho Feio, que darão um tom diferente a contação de histórias.
E, para as crianças que já têm um bom conhecimento da lÃngua inglesa e também curtem ler bastante, uma boa pedida são os livros do Harry Potter que tem os 8 livros das série disponÃveis em inglês.
Os livros que citei aqui são da lÃngua inglesa mas, se seu filho estuda francês, espanhol, japonês, alemão… também encontra muito material nas livrarias conhecidas do grande público, lojas na internet e lojas de artigos educativos.
Você pode gostar de ler: Tem leitor novo nessa casa e Adquirindo o hábito da leitura