Livro “Brincar para crescer” ajuda pais e cuidadores de autistas

Para quem se ligou na mídia no último dia 2 de abril, sabe que foi comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Se você quer saber mais sobre o assunto, se aprofundar ou apenas ter mais informações, encontra no mercado literário vários livros que discutem o autismo, com abordagens diferentes para atingir vários públicos: pais, pesquisadores, pediatras, psicopedagogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, especialistas no assunto.

maes amigas_livro brincar para crescerPara essa coluna, pesquisei livros que falassem diretamente ao autista, livros infantis com foco direto à criança autista.

Na verdade, eu não encontrei o que buscava, mas me deparei com um livro muito especial, que fala de atividades para serem desenvolvidas por pais e especialistas, que lidam e convivem com a criança autista.

“Brincar para crescer”, de Tali Berman e Abby Rappaport, é um livro que traz 200 atividades que foram especialmente criadas para ajudar as crianças autistas a desenvolverem habilidades fundamentais para a convivência social.

O livro tem como objetivo principal fazer com que as crianças se divirtam e também possam desenvolver habilidades diárias básicas.

Ele é dividido em vários estágios e as atividades podem ser adaptadas às condições da criança, caso ela não consiga realizar uma atividade por não estar preparada ainda.

Segundo o livro, há quatro elementos fundamentais da atitude:

1 – Prazer: “Somente coloque em prática atividades que você mesmo considere divertida”

2 – Convicção: “Quando você colocar uma atividade em prática, acredite que sua criança vá brincar com você”

3 – Persistência: “Não desanime se sua criança se recusar a brincar”

4 – Desapego: “Por último, mas não menos relevante, é importante manter-se desapegado do resultado”

Quem quer conhecer um pouco mais do método e também das atividades, é possível através do blog Borboleta Azul

E, para quem tiver interesse em adquirir o livro, acesse Inspirados pelo Autismo, pois por enquanto só estão vendendo pela internet. O livro custa R$ 82,00 mais frete.

Boa leitura!

 

placa-simone

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1828 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Tambm