“Dona Benta para Crianças”

Olá meninas, tudo bem?
Hoje eu trago muito mais do que uma receita… são 32 receitas do livro “Dona Benta para Crianças”.
Achei interessane divulgar esse livro porque não se trata apenas de um compêndio de receitas, elas foram escolhidas a dedo do clássico livro “Dona Benta, Comer Bem”, que já tem mais de 60 anos e foram selecionadas visando uma melhoria na alimentação das crianças.
Essa versão infantil é uma parceria entre a Companhia Editora Nacional e a Editora Globo e conta ainda com a consultoria do CREN – Centro de Recuperação e Educação Nutricional – um grupo que combate a desnutrição infantil. Com essa união, o livro traz o que há de mais moderno sobre alimentação e nutrição infantil.
Capa do livro “Dona Benta para crianças”
 Além de ser uma orientação para pais e mães, o livro serve também para as crianças se interessarem pelo tema e, consequentemente, comerem melhor. Isso porque,  as ilustrações são todas da Turma do Sítio do Pica Pau Amarelo sempre acompanhadas de dicas muito bacanas para uma alimentação mais saudável. Assim como na série, nos desenhos e nos livros de Monteiro Lobato, a Emília é peça fundamental do compêndio. É ela que apresenta sugestões de segurança na cozinha e os utensílios apropriados para cada preparo, além de discorrer a respeito da importância da alimentação em relação ao crescimento e à saúde dos pequenos.
Na publicação, a criança aprende a preparar doces, salgados, saladas, sanduíches e pratos quentes. Traz também um cardápio balanceado com várias refeições diárias. Os personagens de Monteiro Lobato alertam para os riscos encontrados na cozinha, principalmente quando há necessidade de manuseio de objetos cortantes e o uso do forno ou do fogão. Nesses casos, o livro indica a necessidade do auxilio de um adulto.
Outro atrativo para a molecada é o nome dado às receitas, como o Frango Croc-croc, Nhoque Maravilha, Patê Pirlimpimpim, Suco da Cuca e Torta Zás-trás. 
O livro é facilmente encontrado para comprar em lojas virtuais. 
Vale a pena conferir e mergulhar nesse universo da gastronomia infantil. E para quem precisar, aqui estou, sempre animada para tirar dúvidas e preparar essas delícias com vocês. Espero que se empolguem e levem os pequenos para a cozinha. Assim, eles aprendem a preparar o que gostam e passam a comer melhor!!!
Segue uma receitinha do livro que é bem fácil fazer:
Tijolinho de Chocolate 
 
1 lata de brigadeiro pronto
1 colher (sopa ) de chocolate em pó
4 colheres (sopa) de leite ou creme de leite
1 colher (chá) de manteiga para untar
1 pacote de biscoito Passatempo sem recheio
Coloque o brigadeiro numa tigela, junte o chocolate e o creme de leite e misture até a massa ficar macia. Em uma forma retangular untada com a manteiga, espalhe um pouco do brigadeiro e cubra com os biscoitos quebrados. Faça mais uma camada de brigadeiro e mais uma de biscoito. Cubra tudo com uma camada de brigadeiro e alise com uma colher. 
Dicas:
O livro sugere deixar reservado por 4 horas em temperatura ambiente, porém deixe pelo menos uma hora na geladeira coberto com filme plástico (para não pegar cheiro) para facilitar o corte.
Corte em retângulos pequenos ou use cortadores em formato de bichinhos, como se fossem tijolinhos e passe no açúcar. Se preferir use cortadores em diferentes formatos.
Capa do livro “Dona Benta Comer Bem” – Lançado em 1940
Saiba Mais: CREN Salus
O CREN supervisionou todas as receitas para que, além de serem nutritivas, sejam elaboradas com alimentos balenceados e saudáveis. O grupo visa o combate à desnutrição infantil no Brasil e já atendeu mais de 9 mil crianças com uma significativa melhora no estado nutritivo. Ele está ligado a projetos educativos de alimentação em escolas no Brasil. É um grupo formado pela sociedade civil e conta com o apoio da UNIFESP e governo Italiano. A associação também aceita doações e parcerias. Para mais informações, clique aqui 
Curta a nossa página do Facebook
tais-picchi
@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1822 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Tambm