Salão do Estudande – Feira Intercâmbio

A maior feira de intercâmbio da América Latina, o Salão do Estudante, acontece neste mês em 8 cidades do Brasil (veja abaixo), e orienta os estudantes que pretendem fazer algum tipo de curso educacional no exterior.

Colocar o pé na estrada conhecer gente nova, aprender ou aperfeiçoar um outro idioma, conhecer novos lugares, novas culturas é o desejo de todo jovem. Mas antes de colocar a mochila nas costas e sair por aí “sem eira e nem beira”, é importante tomar alguns cuidados. Sair do país seja para fazer turismo ou para estudar exige muitos cuidados e apesar das ofertas cada vez mais atraentes o ideal é saber onde você está se metendo.

A feira irá reunir as melhores agências de intercâmbio do Brasil em um só lugar. O Salão do Estudante reuniu algumas dicas para quem planeja visitar o evento e colocar o pé na estrada.

1. Destino
Antes de escolher o país que pretende viajar pesquise e colha o máximo de informações sobre ele. Busque detalhes sobre o clima, a cultura, a gastronomia e veja as dificuldades que você poderá enfrentar ao longo da viagem.

2. Conhecer o idioma
Dependendo do curso que pretende fazer desconhecer totalmente o idioma  pode ser um problema. Chegar em um país e não saber nada do idioma pode fazer com que você demore mais tempo para aprender e não aproveite as chances oferecidas pela instituição. Faça um curso de idiomas em seu país e aprenda pelo menos o básico. Isso o ajudará e muito!

3. Clima e cultura
Vivemos em um país tropical e por esse motivo é muito importante saber as dificuldades encontradas em países com baixa temperatura. Se você é daqueles que odeia frio, leve isso em consideração. Providencie roupas apropriadas e tente saber mais sobre as adversidades do clima do país escolhido. A cultura é outro ponto importe. O significado da frase “Quando em Roma, faça como os romanos”, deve ser aplicada em qualquer parte do mundo. Você deve respeitar as culturas e costumes do lugar que viverá por um certo período.

4. Acomodação
Na hora de escolher a acomodação não leve em conta apenas o preço. Se você é tipo que não gosta de ter horário para chegar e tem problemas em respeitar regras, se hospedar em uma casa de família pode não se uma boa ideia. Pesquise as acomodações dentro das universidades ou até mesmo em hotéis. Caso você opte em ficar casa de família pesquise muito bem. Busque referências sobre a família, fale com quem já esteve hospedado no local. Amplie a comunicação. Use skype para falar com os membros dessa família que te acolherá. Veja as condições da casa e não tenha vergonha de pedir fotos do lugar onde você ficará acomodado.

5. Deslocamento
Escolher a acomodação próxima ao local onde fará seu curso é fundamental. Isso fará com que você não perca tempo e de quebra fará uma economia.

6. A instituição
Não saia escolhendo qualquer instituição somente pelo preço. Veja se ela é séria e possui certificações internacionais. Converse com ex-alunos e olhe a grade de atividades para checar se a escola está de acordo com suas expectativas.

7. Vistos e Exigências
Cada país tem suas exigências, a necessidade de visto, tempo de permanência e quantidade de dinheiro necessária para sua permanência.

8. Seguro
Faça seguro saúde e seguro viagem. A maioria dos países só permite a entrada de estudantes mediante a contratação desses seguros. As escolas/agências, em sua maioria, oferecem o seguro ‘guard.me’.

9. Vacinas e Medicamentos
Para entrar em alguns países é necessário tomar alguns tipos de vacinas. Se informe, pois caso essas vacinas não estejam em dia você não poderá entrar no país. Caso você tome remédios controlados é importante levar relatório médico no idioma do país para que seja possível a compra no local

10. Visto de trabalho
Cuidado! Esse assunto é delicado e por esse motivo fique de olho bem aberto.  Existem programas sérios que permitem que o estudante faça um curso e trabalhe, mas isso tudo deve estar certo antes do estudante embarcar. Exija da agência todas as garantias e pesquise como funcionam esses programas para não cair em nenhuma arapuca. A carga horária não pode atrapalhar seus estudos e trabalhar ilegalmente pode fazer com que você seja deportado.

11. Organização e pesquisa são essenciais
Faça uma pesquisa sobre as agências e escolas que oferecem cursos no seu país de destino. Algumas escolas não trabalham com agências e o contato deve ser feito diretamente com eles por email e/ ou telefone. Não tenha pressa! Consulte sites; mande e-mails; faça cotações de preços e garimpe o máximo de informações possíveis antes de fechar um curso.

18º SALÃO DO ESTUDANTE

Maior feira  de intercâmbio e cursos no exterior da América Latina

SALVADOR
Data: 16 de Setembro
Horário:  15h às 20h
Local: Hotel Pestana – R. Fonte do Boi, 216 – Rio Vermelho

RECIFE
Data: 17 de Setembro
Horário: 15h às 20h
Local: Mar Hotel – R. Br. de Sousa Leão, 451 – Boa Viagem

BELO HORIZONTE
Data: 19 de Setembro
Horário: 15h às 20h
Local: Mercure Lourdes – Av. do Contorno, 7315 – Lourdes

VITÓRIA
Data: 21 de Setembro
Horário: 14h às 19h
Local: Centro de Convenções Vitória (Salão Nobre) – R. Constante Sodré, 157 – Santa Lúcia

RIO DE JANEIRO
Data: 23 de Setembro
Horário: 15h às 20h
Local: Hotel Sofitel – Av. Atlântica, 4240 – Copacabana

CURITIBA
Data: 24 de Setembro
Horário:  15h às 20h
Local: Hotel Four Points Sheraton – Av. Sete de Setembro, 4211 – Água Verde

RIBEIRÃO PRETO
Data: 26 de Setembro
Horário: 15h às 20h
Local: Cenacon – AV. Presidente Kennedy, 1835 – Lagoinha (Salão Nobre)

SÃO PAULO
Data: 28 e 29 de Setembro
Horário: 13h às 19h
Local: Hotel Tivoli Moffarrej – Al. Santos, 1437 – Jardim Paulista

Mais informações acesse o site do Salão de Estudante: clique aqui

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1893 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Tambm