Imunidade: 8 dicas para aumentar as defesas naturais

16.03.2020 – Com a pandemia do Coronavírus, aumentar a imunidade é essencial para auxiliar na não contaminação com a doença. Separamos 8 dicas da nutricionista Licia Pereira, especialista em nutrição clínica.

Cuidar da saúde é fundamental em meio a pandemia

Quanto mais em dia nossa saúde, menos propenso à infeções estamos e quando adoentados, mais fácil nos recuperamos.

Cogumelos

As espécies Maitke, Shiitake e Reishi são as mais estudadas em relação ao estímulo do sistema Imune. Possuem ação anti-viral, anti-bacteriano e ainda contribuem para uma microbiotca intestinal saudável.

Microbiota

Manter o intestino povoado por bactérias “do bem” é estratégia fundamental para manter a #imunidade em dia. Para isto, aposte no consumo diário de hortaliças e legumes variados e alimentos fermentados naturalmente como kefir, kombucha, kimchi, chucrute.

Inhame

Quando ingerido com regularidade melhora imunidade celular e função dos macrófagos.

Própolis

O hábito de ingerir algumas gotinhas de extrato de própolis diariamente pode turbinar e muito nossas defesas naturais. Atenção especial para crianças e gestantes. Consulte seu médico/nutricionista.

Zinco e Vit C

Esses dois nutrientes são uns dos mais importantes para a manutenção de um sistema Imunológico ativo. Capriche no consumo de acerola, caju, carambola, goiaba, kiwi, mexerica, laranja baia, mamão formosa e papaia, manga palmer, brócolis e repolho como fonte de vitamina C. Já pensando no #zinco, aposte no consumo de feijões, sementes oleaginosas (castanhas, amendoas e nozes em geral), pinhão, sementes de abóbora e girassol, ostra e outros frutos do mar.

Vit D

Monitorar níveis sanguíneos de vitamina D é outra medida importante pra uma imunidade em dia. Os valores mínimos ideias seriam em torno de 30ng/dl. Consulte seu médico e/ou nutricionista sobre a necessidade de suplementação.

Sono

Impossível manter um organismo sadio sem noites de sono reparador – em quantidade e qualidade.

Fitoterápicos

Algumas plantas em extrato seco ou tintura também são grandes aliadas em munir nosso sistema imunológico, como a Equinácea, Kalouba, Astragalus, dentre outras. Fale com seu médico/nutri sobre elas.

Estresse

Controlar o estresse é imprescindível… meditação, exercício físico e aromoterapia podem auxiliar!

Lembrando que essas dicas são para reforçar a imunidade no âmbito nutricional, pois até o momento, não existe cura ou tratamento para a Covid-19.

 

Confira também:

Coronavírus: “Meu filho nascerá no hospital contaminado pela doença”

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1922 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também