Hoje é dia de bolo de beterraba

15.04.2013 – A beterraba é uma hortaliça muito nutritiva! Por isso, use e abuse dela em suas preparações para a garotada! Não se esqueça de utilizar também suas folhas, que são muito ricas em nutrientes.

Ao contrário do que muitos acreditam, a beterraba não é um alimento indicado para o tratamento de anemias. Apesar de possuir ferro, não é um alimento fonte desse nutriente. Para termos uma ideia, 1 xícara de beterraba crua possui apenas 0,8mg de ferro e esse ferro possui baixa biodisponibilidade, ou seja, é pouco absorvido pelo organismo.

No entanto, essa hortaliça contém muitos nutrientes, como vitamina A, B1, B2, B5, C, potássio, sódio, fósforo, cálcio, zinco, silício e manganês. A vitamina C é um nutriente altamente antioxidante e só conseguimos aproveitar a vitamina C contida na beterraba se a ingerirmos crua.

Seu período de safra é de agosto a fevereiro. Uma boa escolha são aquelas de tamanhos médio e pequeno, de corpo intacto, sem rachaduras, folhas lisas e brilhantes e de cor vermelha intensa.

A beterraba se conserva por até uma semana, se mantida em local fresco e sombreado. Em geladeira pode ser mantida por até 15 dias, embalada em sacos plásticos perfurados. Quando guardada descascada, ralada ou picada, sua durabilidade cai para 3 dias, devendo obrigatoriamente ser conversada em geladeira dentro de saco ou vasilha de plástico.

Que tal uma receita que a garotada vai adorar?

Bolo de Beterraba2

 

Bolo de beterraba com cobertura de cacau

Ingredientes:

Massa:

2 beterrabas médias descascadas e picadas

3 ovos

1 xícara (chá) de farinha de trigo

1 xícara (chá) de farinha de trigo integral

1/2 xícara (chá) de amido de milho

1/2 xícara (chá) de margarina

1/2 xícara (chá) de açúcar

3 colheres (sopa) de cacau em pó

1 colher (sopa) de fermento em pó

Cobertura:

1/2 xícara (chá) de açúcar

6 colheres de sopa de cacau em pó

6 colheres de sopa de leite

A gosto, margarina e farinha de trigo para untar e enfarinhar

Modo de preparo:

Massa: Pré-aqueça o forno em temperatura média (180°C). Unte e enfarinhe uma assadeira média (33 x 23 cm) e reserve. Bata no liquidificador as beterrabas e os ovos até obter uma mistura homogênea. Coloque em uma tigela e acrescente a farinha, o amido de milho, a margarina, o açúcar, o cacau em pó e o fermento. Misture até que a massa fique homogênea. Coloque na assadeira reservada e leve ao forno por 30 minutos ou até que um palito, depois de espetado na massa, saia limpo.

Cobertura: Em uma panela pequena, misture o açúcar, o cacau e o leite. Leve ao fogo médio por 2 minutos ou até começar a desgrudar da panela, mexendo sempre.

Espalhe sobre o bolo ainda quente. Sirva em seguida.

 

Placa-colunistas-carol 

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1823 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Tambm