Hebiatra: o médico do adolescente
08.10.2019 – Chega uma hora que o adolescente não se encaixa mais no consultório de um pediatra cheio de crianças. Ele quer tirar suas dúvidas privadamente, falar sobre assuntos seus e ser cuidado por quem entende desta fase da vida.
Por isso nada melhor do que levar o seu filho, que é adolescente, em um hebiatra. Um especialista da Pediatria que atende dos 10 aos 24 anos de idade.
Dra. MaÃra Pieri Ribeiro
MÉDICA PEDIATRA E HEBIATRA.
Chefe do Ambulatório de Hebiatria da PUCCamp, * Professora de Pediatria da São Leopoldo Mandic, Doutoranda pela USP, Em especialização em Psicanálise da Adolescência pela UNICAMP, Residência Médica em Hebiatria (Medicina do Adolescente) pela USP.
Quem é o médico heabiatra?
A consulta do adolescente, é cheia de particularidades! Pra começar, sempre deve acontecer em no mÃnimo dois tempos, uma consulta junto com os pais ou responsáveis e o outra onde o adolescente é atendido sozinho.
A confidencialidade e a privacidade é um direito do jovem e é importante que ele saiba disso, pois é importante que ele confie no profissional que está atendendo. Além dos aspectos fÃsicos, os aspectos afetivos e emocionais também são abordados. A conversa de forma preventiva sobre bullying, violências, drogas, projeto de vida, avaliação de sintomas depressivos entre outros são prioridades nas consultas.
Alguns motivos importantes para levar seu filho adolescente no hebiatra:
1- Acompanhamento fÃsico e psicológico do adolescente
A fase da adolescência envolve questões delicadas para o jovem como a puberdade, na qual ocorre o crescimento dos pelos, o desenvolvimento sexual e da estrutura muscular. As alterações hormonais, urológicas e na pele. O hebiatra tem ferramentas para abordar esses temas e tratar o paciente de forma mais precisa e eficaz.
2- Atuação integral do médico na saúde do jovem
O hebiatra trata de forma integral o seu paciente. Além dos temas clÃnicos, o médico é preparado para abordar questões relacionadas como o consumo de álcool e drogas ilÃcitas, tabagismo, transtornos alimentares, gravidez, prática adequada de exercÃcio fÃsico, problemas com visão, audição e fala, entre outros.
3- Hebiatra: médico e orientador
Muitas vezes é difÃcil para os pais abordarem determinadas questões com seus filhos. A sexualidade, por exemplo, ainda é tabu em algumas famÃlias. Garantindo o sigilo médico, o hebiatra consegue estabelecer conversas mais profundas com seus pacientes, deixando-os à vontade para falar sobre suas dúvidas, experiências e preocupações.
4- Foco no crescimento e desenvolvimento
Problemas comuns entre os jovens estão relacionados ao crescimento e desenvolvimento. O hebiatra atua nas prevenção e monitoramento dessas questões: atraso puberal, puberdade precoce, acne, sobrepeso, baixa estatura, anemia, entre outras.
Texto escrito por MaÃra Pieri Ribeiro.
Revisado por Madame Conteúdo.