Fiz bariátrica e estou muito feliz!

19.06.2013

selo materia mae amiga

Sirlania Maria Peterle

Mãe da Letícia (10 anos) e do Gabriel (7 anos)

♥ Chegou a pesar 98 kg e optou pela cirurgia bariátrica

 

 

Oi meninas, hoje vou contar para vocês minha luta contra a balança e a decisão de parar com as dietas e fazer a cirurgia de redução de estômago, a bariátrica.

Nunca fui magra e estar acima do peso sempre fez parte da minha vida. Na adolescência e juventude, fiz mil e uma dietas, umas muito loucas, outras com médicos… Emagrecia, engordava, emagrecia, engordava…

Minha penúltima dieta foi para minha formatura e casamento, consegui, mais uma vez, ficar magra e me casei como eu sonhava, com 60 kg e meus 1,58 cm.  Mas, depois do casamento, comecei engordar novamente, mais uma  dieta… essa foi a última. Cheguei a 62 Kg e engravidei da Letícia. Aí pronto, engordei 24 kg, tudo o que tinha perdido e mais um pouco, atingindo 86 kg. Depois de 2 anos e meio, engravidei do Gabriel e eu só tinha eliminado 2 kg desde o primeiro parto, ou seja, eu estava muito gorda e grávida do segundo filho. Passei a gravidez controlando a pressão arterial e o peso. No fim dessa gestação, engordei 14 kg e alcancei meus desesperados 98 kg… Depois que o Gabriel nasceu, eu não emagreci nadinha, continuei com 98 kg por 3 anos. 

O fato de que eu precisava emagrecer era bem claro para mim.

Eu me olhava no espelho e não me reconhecia, ficava com pena do meu marido, me sentia mal, minha filha queria que eu dançasse ballet com ela (impossível), minha aliança não entrava no meu dedo, assim como meus outros anéis, pulseiras e colares, minhas roupas eram enormes e largas, meus exames tinham resultados horríveis de colesterol e triglicérides, minha pressão arterial era alta… Aliado a isso, analisei o  histórico da minha família (mãe, tias, irmã) e percebi que elas também não emagreciam nada após terem filhos. Eu não queria continuar acima do peso e passar bons anos da minha vida assim.

Enfim, pensei muito e tomei a decisão de fazer a cirurgia bariátrica, aos 35 anos de idade. Também considerando que meu IMC (índice de massa corpórea) era 40 e eu estava no quadro de obesidade mórbida. Muito decidida e disposta, em dois meses resolvi e fiz a cirurgia de redução do estômago. Fiz a cirurgia aberta, pois na ocasião era esse tipo que a Unimed aprovava. A operação foi um sucesso. No pós-operatório, um pouco de repouso e algumas adaptações, mas nada tão difícil.

antes e depois_maes amigas

Em 2008, com 98 kg, e hoje, 2013, com 58 kg

Um ano depois, eu pesava 58 kg, tinha perdido 40 kg e estava realizada, vestindo manequim 38 (antes eu vestia 56!). A alegria em ter emagrecido tomava conta de mim!

Me senti muito mais bonita e feliz.

Para a manutenção,  faço exames semestrais e os resultados estão sempre excelentes. No início, lutei um pouco com a anemia, mas já não tenho mais problemas com isso. Hoje, minha alimentação é absolutamente normal, como tudo que gosto e quero, não tenho intolerância a nenhum alimento, durante o dia faço várias pequenas refeições ou lanches, com intervalos de, no máximo, 3 horas, sempre sem pressa e mastigando muito bem, também não tomo líquidos enquanto estou comendo. Para mim, essas são as regras do meu sucesso. Aliado a isso, tomo algumas vitaminas de uso contínuo.

familia Sirlania_maes amigas

Sirlania com os filhos Letícia e Gabriel e o marido Alberto

Super recomendo a bariátrica para quem está com obesidade mórbida, tem vontade e ainda falta coragem. Já contribui para a decisão de algumas amigas em fazer a bariátrica e todas estão realizadas. Também tive uma pessoa que me incentivou, uma das minhas irmãs, que também está muito feliz há 6 anos.

Quanto a mim, estou com 4 anos e meio de cirurgia, mantenho meu peso sem dificuldade, com saúde, há 15 dias fiz minha primeira (e espero que única! rs) cirurgia plástica (abdominoplastia) e estou no período de recuperação. Sinto-me feliz, muito feliz!

Acompanhe os resultados nas fotos abaixo!

 

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1675 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Tambm