Cultura do Halloween, doces ou travessuras
30.10.2013 – Assim como eu falo sobre o folclore brasileiro à s vezes, como fiz nas matérias “Livros para conhecer o folclore brasileiro” e “Era uma vez… a história em quadrinhos“, hoje vou falar sobre uma festa de outra cultura, o Halloween, uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos e é realizada em grande parte dos paÃses ocidentais. Mas, é nos Estados Unidos que essa data é mais comemorada e foi trazida ao paÃs em meados do século XIX, pelos imigrantes irlandeses.
No Brasil, a comemoração desta data é recente. Chegou aqui graças a grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão e pelos cursos de lÃngua inglesa que colaboram para a propagação da festa em território nacional, comemorando a data e vivenciando com os estudantes a cultura norte-americana.
Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o folclore brasileiro deveria ser mais valorizado; inclusive foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro).
Mas, se você fizer um passeio hoje, verá que muitas lojas se aproveitam dessa data para mais uma oportunidade comercial, com fantasias, máscaras, doces que representam o Halloween; além das várias comemorações que são realizadas em escolas e condomÃnios, onde as crianças, fantasiadas, batem à porta dos vizinhos e recebem sacolinhas de balas, pirulitos, chocolate.
Vamos considerar o Halloween apenas uma brincadeira entre as crianças e mais uma oportunidade para elas se divertirem, entre no clima e: “doces ou travessuras?” Doces, é claro 😉
Dica de livros para crianças de 5 a 10 anos:
Histórias de Halloween – De Roberto Belli – Editora Todo Livro
Esta história de Halloween ensina conceitos de cor, e de amizade. Além disso, apresenta um breve histórico sobre a origem da palavra Halloween.
Halloween… Que medo! De Gerônimo Stilton – Editora Planeta do Brasil
Você quer saber como conheci Tenebrosa Tenebrax? Tudo aconteceu numa noite de Halloween, quando me apresentaram a uma fascinante ratinha que morava num cemitério e dirigia um carro fúnebre… Fui obrigado a participar de uma festa de Halloween com um menu de dar calafrios!
Bruxa Onilda é uma boa companheira – De Roser Capdevila – Editora Scipione
Há alguns anos, foi encontrado um manuscrito que continha as histórias da Bruxa Onilda. Sábios de todo o mundo continuaram investigando e realizaram novas descobertas sobre a vida dessa personagem tão enigmática. Agora, prepare-se para conhecer as Novas Histórias da Bruxa Onilda.
A Bruxinha Medrosa – De Layn Marlon – Editora Ciranda Cultural
Mila é uma bruxinha muito medrosa. Até uma pequenina aranha é capaz de assustá-la. As outras bruxas zombam dela, e até seu querido gatinho, Kiko, está ficando incomodado… Um dia, Mila está no meio de uma mágica quando vê um rato. Oh, não! A bruxinha fica com medo, o feitiço sai errado e Mila e Kiko têm um grande problema!
A Bruxinha Curiosa – De Lieve Baeten – Editora Brinque Book
É noite clara e estrelada e o mundo inteiro está dormindo – exceto uma bruxa pequenina, mas curiosa, que voa pelos ares com sua vassoura em busca de aventura. O brilho forte que vem de uma janela aberta no sótão é exatamente o que ela vem procurando, mas ainda não está preparada para a caótica e fantástica famÃlia de quatro bruxas muito diferentes que moram lá. Junte-se a Nita, a Bruxinha Curiosa, enquanto explora esta casa incrÃvel.
Gostosura sem travessuras – De Paulo Roberto Ferrari – Editora Fábrica de leitura
O livro traz receitas de fácil preparação, que necessitam de pouca ou nenhuma ajuda de adultos. Todas as receitas, bem como as atividades trazem elementos ‘bruxolescos’ – aranha, bruxa, esqueleto, caveira, corvo, rato, cobra… bem como as crianças gostam.
E se é para ler sobre bruxas, encantamentos, feitiçaria claro que não poderia faltar:
Coleção Harry Potter – De J.K.Rowling – Editora Rocco
Os sete livros da saga criada por J.K Rowling que acompanham a jornada de um jovem aprendiz de bruxo contra o maléfico Voldemort, responsável pela morte dos pais do bruxinho – surpreenderam uma geração inteira de leitores, que se mantém atenta ao universo criado pela autora e ávida por novidades relacionadas à série.
Você pode gostar de ler:
Ideias para um dia de Halloween
Tarde no Parceiro – Corpo & EquilÃbrio (um dia de Halloween)
Como contar uma história?!
Livros para ajudar a falar sobre Deus
