Dieta sem glúten e caseÃna melhora sintomas em autistas
08.04.2013 – Muitos desconhecem, mas a dieta tem papel fundamental no tratamento de autistas. Grande parte dos autistas apresenta uma deficiência enzimática que inibe a digestão completa de proteÃnas presentes no leite (caseÃna) e no trigo (glúten), o que leva a formação de grande quantidade de pequenos fragmentos de proteÃnas no intestino, chamados peptÃdeos, que chegam ao Sistema Nervoso Central e agem como se fossem uma substância opiácia o que intensifica sintomas como a falta de concentração, isolamento, autoagressão e irritabilidade.
Encontramos o glúten no trigo, centeio, cevada e aveia, e a caseÃna no leite e seus derivados. E esses alimentos devem ser retirados da dieta dos autistas para que haja melhora dos sintomas. Identificar alimentos com glúten é fácil, já que nas embalagens vem descrito. Mas, para identificar alimentos com caseÃna é necessário um pouco mais de atenção. Apesar de a caseÃna ser encontrada em leite e derivados, pode ser encontrada em outros alimentos como enlatados, embutidos e fármacos. É necessário ler cuidadosamente os rótulos dos alimentos e a presença de qualquer um dos componentes a seguir é sinal que há caseÃna no produto: caseinato, leite, lácteo, proteÃna do leite, soro de leite, manteiga, margarina, soro do leite acidificado, soro curado, soro sem lactose, soro desmineralizado, soro hidrolizado, soro em pó, soro fresco, soro concentrado, pó de soro, proteÃna de soro, caseinato de sódio de soro, sólidos de soro.
“Dieta especial para crianças especiais”
A dieta de restrição não deve ser iniciada abruptamente, pois isso pode causar uma reação negativa na criança. Para eliminar o leite, por exemplo, misture um pouco do leite permitido na dieta (leite de arroz, batata, nozes ou amêndoa) ao leite regular e aumente aos poucos a quantidade do leite permitido para que a criança se acostume com o sabor lentamente. Substitua os pães por similares sem glúten e não se esqueça de oferecer muitas frutas e vegetais, além de refeições balanceadas.
Muitas vezes a criança pode ter reações com outros alimentos como soja, milho, ovos, nozes. Por isso é fundamental que ela seja acompanhada por nutricionista para que o tratamento seja individualizado.
É fundamental retirar o glúten e a caseÃna, porém é muito importante buscar alimentos naturais e orgânicos e livrar a dieta de alimentos industrializados, açúcar e carboidratos refinados. A luta é grande, mas a recompensa é ainda maior.
Que tal uma receita sem glúten e caseÃna que vai agradar a famÃlia toda??
Bolo de maçã e canela
Ingredientes:
– 5 ovos
– 1 e ½ xÃcara (chá) de farinha de arroz
– ½ xÃcara (chá) de amido de milho
– 5 colheres (sopa) de óleo de canola
– 1 xÃcara (chá) de açúcar
– 1 xÃcara (chá) de açúcar mascavo
– 1 pitada de sal
– 1 colher (sopa) de fermento
– 1 colher (café) de canela
– 2 maçãs pequenas
– Açúcar e canela para polvilhar
Modo de Preparo:
- Bata os ovos na batedeira por 5 minutos. Adicione o óleo e os açúcares e continue batendo.
- Acrescente as farinhas, o fermento, o sal e a canela em pó.
- Despeje a massa em uma forma untada e polvilhada.
- Pique as maçãs e coloque em cima da massa e polvilhe com o açúcar misturado com a canela.
- Asse em forno médio pré-aquecido.