Dicas para organizar festa infantil em casa

31.01.2014 – O aniversário do pitoco estava se aproximando e minha ideia inicial era “Vou fazer algo bem simples, com a família, só para registrar e o Miguel assoprar as velinhas”. Mas, na ponta do lápis, vem a dúvida: Como fazer isso? Compensa fazer em casa? O que fazer sem gastar muito? Quais são as dicas para organizar festa infantil em casa?

Tema

A primeira coisa a se pensar é o tema da festa. Com a definição do tema você pode ir atrás das cores que vão predominar na festa, checar se existem elementos de decoração prontos e fáceis para comprar ou fazer etc.

Local

Adoro buffet. Acho prático! A gente chega à festa, se diverte, come tudo quentinho sem preocupação e, no final, vai embora sem ter que passar um pano no chão. rsrs. Mas também adoro uma festinha íntima em casa, apesar de precisar de muito mais empenho e dedicação. No final do aniversário de 1 ano do Miguel (tema CIRCO, leia aqui), eu prometi a mim mesma que não faria nada muito trabalhoso nos próximos anos. Então, hoje, eu vim aqui contar como foram os preparativos do aniversário de 3 anos do meu filho, com o tema Batman, em casa!

Lista de convidados

Toda festa começa pela lista! E, cá entre nós, é a parte mais difícil. Tem tanta gente querida para convidar que ficamos confusas. Este ano, optei por chamar a família próxima e os amigos do dia a dia. No total, eu tinha 50 adultos e 25 crianças na minha lista. Não foi fácil, nunca é. Mas não pude pensar muito com o coração dessa vez!

Local do parabéns

O segundo passo foi decidir onde seria o “parabéns”. A casa da minha mãe foi a escolhida. Lá tem uma área coberta legal e uma área ao ar livre bem gostosa. É importante pensar sempre em todas as possibilidades, principalmente em como acomodar os convidados caso chova no dia.

Convite

O terceiro passo foi criar o convite. Eu sempre faço virtual, acho prático e barato. Costumo enviar com 3 semanas de antecedência e sempre peço para meus convidados confirmarem presença e ausência até uma data limite. Isso me dá uma noção de quantas pessoas terão no dia, e até um respaldo para convidar um segundo grupo querido para o aniversário.

Recreação

Hora de pensar na atração para as crianças, e isso tem que ser feito com antecedência! Se deixar para última hora, pode correr o risco de não encontrar nenhum brinquedo diferente ou de não ter a data da sua festa. Este ano, eu escolhi uma empresa muito bacana, e temos parceria no grupo, chama-se Sorria Eventos. Adorei o serviço! Os monitores são muito divertidos, uniformizados, bem treinados e interagem muito bem com as crianças. Eu optei pela cama elástica e por um brinquedo 3 em 1, com piscina de bolinha, escorregador e pula pula. Ganhei desconto Mães Amigas no mágico e a diversão foi garantida! O Mineiro, quem faz o papel do mágico, tem um lado cômico, então a atração ficou mais divertida. Todos os adultos e crianças participaram do show e, no final, meu filho ARRASOU no show da hipnose. Eu juro que pensei que ele estava hipnotizado. Meu filho ficou de olhos fechados, deitado na cama, por horas (rs para mim foi! Mas eram alguns minutos). E ele não me contou o segredo até hoje! ahahhahaha

Elemento surpresa

Também ganhei um presentão da Like Clic, nosso atual parceiro, e a festa teve um gostinho todo especial. Não tem preço ver os convidados participando do aniversário do seu filho de uma forma tão divertida e levando a lembrança impressa para casa! Todo mundo adorou as fotos instantâneas, foi um verdadeiro sucesso!

dicas para organizar festa infantil

Decoração da mesa do bolo

Hora de pensar na mesa do bolo. Para esta existem duas opções: a que eu costumo chamar de “comercial”, que é alugar uma mesa completa por um preço “x” com uma empresa que já tem os personagens com o tema da festa, os totens, as bexigas. E tem a opção de fazer uma mesa personalizada, com itens diferentes, em estilo “self-service” no final. Brigadeiros, tubetes, pipocas ganham uma personalização de acordo com o tema da festa. Escolhi esta, mas de uma forma mais seletiva.

Fiz os tags, aluguei uma mesa, contratei o moço para encher as bexigas, peguei emprestado algumas toalhas, minha avó se ofereceu para fazer os docinhos e ganhei os cookies da A Cookieria, da nossa querida Roberta Barbi. Comprei o bolo em uma boleira de Betel e optei por colocar um papel de arroz em cima. Inovei e comprei carolinas com recheio de doce de leite. Também comprei algumas águas e adesivei com o tema da festa. Ela preencheu a mesa e sempre é útil no final. Passei em uma casa de festas e comprei apetrechos que pudessem ajudar na decoração. Contei com a ajuda da minha irmã e minha mãe para juntar todos os itens e dar uma cara apresentável para a mesa principal.

O que e como servir

Hora de decidir o que servir! Essa é a parte que costuma dar mais trabalho. Particularmente, eu detesto ter que ficar me preocupando com esquentar salgadinhos e servir todo mundo. Queria algo prático e simples. E quem me ajudou com isso foi a querida mãe amiga Cynthia Pedrosa. Eu queria montar uma mesa onde as pessoas pudessem se servir à vontade. Não queria que ela servisse todo mundo! Também queria algo diferente, nada de salgadinhos e refrigerantes! Então, tentamos elaborar poucos itens e nasceu a ideia de fazer um café da tarde!

O cardápio foi bem simples: Torta de Salsicha, Lanche Festivo da Casa da Broa, mini pães de batata com requeijão para acompanhar, crepes de presunto e queijo, esfihas de carne e frango, waffles feito na hora com geleia para acompanhamento e pipoca na hora do show. Para beber tinha suco, café, leite, achocolatado pronto e água. A ideia não era ter cerveja, massss, meu marido comprou sem eu saber e incluímos no cardápio.

Não me preocupei com nada! Ela era responsável por fazer, montar, cuidar para que a mesa estivesse sempre recheada. E as pessoas iam se servindo… self service prático e simples! rs Eu adorei essa ideia e super recomendo.

O que vestir

Uma dica legal foi comprar camisetas personalizadas para a hora do parabéns. Bem fácil de achar, e barato! Essas, na capa da matéria, foram de um quiosque do Shopping Dom Pedro, aqui em Campinas. Mas durante toda a festa eu usei uma camiseta de “soco” que achei que tinha tudo a ver, e encontrei sem querer no Carrefour! Ahahahha. Achei que deu um charme e, no final, todo mundo queria saber onde tinha comprado. Então, fica a dica!

dicas para organizar festa infantil

Lembrancinhas

Para lembrancinha, optei por copos personalizados da Copos Brasil, nosso novo parceiro também. Escolhi duas cores e fizemos o logo do batman com o nome e idade do aniversariante. Foi um sucesso! O meu copo é super útil, bebo água o dia inteiro nele, e recebi vários elogios dos convidados. Fora que ficou lindão!!!! Gamei! rs

Investimento

No final, eu tive 50 pessoas presentes e gastei ao todo R$ 1.500,00. Sim, sempre dá trabalho. Festa em casa tem vários pontos legais, mas também tem os contratempos. A previsão era de chuva, então, tive que realocar os brinquedos e contar com o plano B. O ovo para Santa Clara ajudou, rs, e só chuviscou por 30 minutos, entretanto o chão acabou ficando úmido. Estar em casa permite estender o horário da festa, e quando estamos apenas com as pessoas íntimas, a festa fica mais pessoal, você não precisa ficar fazendo “sala” para todos os convidados. A hora da festa do nosso filho, para mim, é um momento de curtir muito JUNTO COM ELE. Penso que precisamos estar à vontade para ser quem somos no dia a dia. Eu queria era estar com ele brincando, rindo, interagindo. E, ao ver o brilho nos olhos no final da festa, eu penso que valeu a pena! rs

A arrumação…

No final, final, finaaaaal de tudo, a gente conta com a mãe, marido, irmãs e cunhados. A parte de arrumar a casa com certeza é a mais chata. Mas, desta vez foi divertida. Quando todo mundo ajuda a tarefa acaba mais rápido e no fundo a gente sempre se diverte. Se você tem uma família festeira como a minha, que é pau para toda obra, recomendo muito fazer em casa. Talvez para esse número de convidados você consiga economizar e se divertir ao mesmo tempo. Pense na alegria do seu filho. E lembre-se, o dia é dele, e não seu!

Se precisar de ajuda, estou à disposição 😉

Boa comemoração!

 

Você pode gostar de ler:

Festa de aniversário tema Fusca

Bolo de aniversário com cobertura de MM

Pool Party Infantil: festa tema Princesa Sofia

Enfeite de centro de mesa para festa infantil

UNIVERSO POLYANA: chegamos aos três!

 

Polyana Pinheiro

Escrito por: Polyana Pinheiro

Confira os 132 posts publicados pela Polyana Pinheiro

Veja Também