Dicas para organizar festa de aniversário na escola

19.02.2014

selo materia mae amiga

 

Silvia Delman

Mãe do Fred (2 anos e 8 meses) e do Guilherme (3 meses)

♥ Adora colocar a mão na massa e fazer as festas dos meninos, hoje nos dá todas as dicas para organizar festa de aniversário na escola!

 

Em 2013, o Fred fez 2 anos e como era um ano de muitos acontecimentos e eu estava grávida do Guilherme, optei por simplificar e fazer a festa de aniversário na escola mesmo.

Como sei que festa de aniversário na escola é relativamente comum, vou dar várias dicas para ajudá-la a tornar este momento especial para você, seu filho e os amiguinhos dele!

Dicas de Mãe Amiga:

Consulte a escola sobre a possibilidade de realização da festa e se informe das regras e/ou orientações para essa comemoração. Cada escola tem uma filosofia e, normalmente, as festas seguem um padrão que respeite essa filosofia;

– Escolha o tema, as cores e pense no que é viável de se transportar, atentando para o que é permitido pela escola;

Dicas para organizar festa de aniversário na escola– Para definir o “cardápio”, pense no armazenamento, transporte e conservação dos alimentos, assim como na maneira como serão servidos. Lembre-se que serão várias crianças com algumas poucas “tias” para coordenar a comilança, por isso é preciso pensar em alimentos que os pequenos possam comer com autonomia e sem muita lambança;

– Atenção especial para eventuais restrições da escola com relação a doces e refrigerantes, as escolas costumam praticar uma alimentação mais saudável, embora em dias festivos abram algumas exceções;

– Faça um check list para não esquecer de levar nada, e mande todos os utensílios que serão utilizados: copos descartáveis, guardanapos, talheres, pratinhos, etc. Não esqueça a máquina fotográfica!

– Lembre-se de mandar um pouco a mais de quitutes, além do previsto para os amiguinhos, afinal, a equipe que cuida o ano todo com todo carinho de nossos pequenos também gosta de uma guloseima e merece ser lembrada;

– Uma atividade cultural sempre faz muito sucesso e tem muitas opções voltadas para a primeira infância, verifique com a escola essa possibilidade;

– Personalize e customize sua festa! A personalização é um investimento relativamente baixo e que sempre valoriza muito a festa!

Agora, vou contar minha experiência com a festa de 2 anos do Fred!

Na escola dele, é possível fazer a comemoração com os amiguinhos da classe, inclusive abre espeço para mandarmos uma atividade cultural (mágico, teatro, dança, etc.), que, nesse caso, é desfrutada por todos da escola (que não são tantos assim…rs).

Como a escola tem uma filosofia de que lá é uma espaço da criança e as atividades em sua maioria são voltadas para as próprias crianças, os pais não participam das festas de aniversário, e esse momento é reservado só para os pequenos. Eles curtem muito e nós podemos curtir depois através das fotos que as “tias” tiram!

Dicas para organizar festa de aniversário na escolaO tema da festa foi O Pequeno Príncipe nas cores azul e amarelo, e o formato precisaria ser adequado a uma festinha na escola: coisas simples e fáceis de transportar e de servir. Mas nem por isso seria só um bolinho ou uma festinha sem graça! Então tive a ideia de mandar a festa “em caixinhas”, com o kit de cada convidado contendo os salgadinhos, docinhos, cupcake, mousse de maracujá e uvas passas no copinho e uma garrafinha de suco. Uma verdadeira marmitinha! Assim, o que as crianças não comeram na hora do lanche pode ser levado pra casa. Cada marmitinha foi montada em uma caixinha de isopor que personalizei com um adesivo de vinil customizado e uma fita amarela de cetim que fechava a caixa com um grande laço.

O bolo, fiz o bom e velho bolo de coco gelado embrulhado no papel alumínio que foi armazenado em uma caixa feita por mim com o planeta do Pequeno Príncipe em cima. A caixa foi forrada de tecido e decorada com estrelinha de EVA e o planeta feito com papel machê. O príncipe, a raposa e a rosa foram feitos pela Mãe Amiga Natália Jonas e sua mamy, com todo amor, carinho e fidelidade às referências que eu havia passado.

De lembrancinha, mandei saquinhos azuis, também customizados com adesivo e fitas amarelas cheios de paçoca, bis, giz de cera, bloquinho e outras traquitanas que a criançada adora. Tudo personalizado com o nome do Fred e o tema da festa.

Dicas para organizar festa de aniversário na escola

Como no dia de festa as crianças não levam lanche, a escola sugere que, com uma semana de antecedência, seja mandado um convite informando o dia em que acontecerá o aniversário. Fiz o convite em casa mesmo e imprimi na gráfica, junto com todos os materiais de identidade visual, e finalizei com uma coroa de EVA feita por mim.

Preparei ainda coroas de cartolina amarela para que as crianças usassem na hora do parabéns, ao invés dos tradicionais chapeuzinhos e mesmo depois de horas após o parabéns, quando fui buscar o Fred na escola, as crianças ainda estavam com as coroas… um barato.

Para completar a diversão, contratei uma apresentação que era um mix de contação de história com mágicas, na qual o aniversariante participa do espetáculo. Todos da escola se reuniram na quadra coberta e, segundo o relato das professoras, não despregaram os olhinhos e o Fred, claro, ficou todo orgulhoso porque, afinal, foi o mágico da escola… um sucesso! Super recomendo…

Ainda aproveitamos a caixa de bolo e uma leva extra dos quitutes para um parabéns em casa com a família e amigos próximos e ele ficou todo, todo porque teve “2 aniversários”!

Com exceção do bolo gelado e da mousse de maracujá, que foram feitos por mim, dessa vez facilitei a minha vida e contratei docinhos simples de uma doceira amiga muito caprichosa e os salgadinhos no Tartanero que foram entregues quentinhos 20 minutos antes da festa, já nas minhas marmitinhas.

Resultado: uma comemoração no maior estilo “Bom, bonito e barato” e que agradou em cheio a quem mais interessava: o aniversariante!

Quem fez o quê:

Local: Escola Infantil Peteleco

Bolo gelado e mousse de maracujá em potinho: Mamãe Sílvia

Docinhos: Mania de Doces – Marta Chagas

Salgadinhos: Tartanero Salgados e Doces

Impressões e material gráfico: Digigrafi

Criação e identidade visual: Mamãe Sílvia

Caixa do bolo, lembrancinhas, garrafinhas de suco, convites e redoma de rosa: Mamãe Sílvia

Enfeite do bolo – Pequeno Príncipe, Raposa e Rosa: Natália Jonas

Entretenimento: Mágicas Pirilampos

 

 

Você pode gostar de ler:

Dicas para organizar festa infantil em casa

Convite de festa: o início de tudo!

Marmitinhas, uma lembrança fofa!

Aniversário com tema: Brinquedos de menino

Lanche do Amigo, delícias de Silvia Delman para as crianças

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1818 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Tambm