Dia Nacional do Livro Infantil

“Um país se faz com homens e com livros” – dizia Monteiro Lobato

O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato, um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira.

Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.

Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo reagravado no final dos anos noventa.

Em 1934, o autor lançou o livro “Emília no País da Gramática” e mostrou para as crianças assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos… e como é possível aprender através da brincadeira. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar.

Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.

Porque faz bem a criança ler?

A leitura é uma atividade imprescindível na formação do ser humano, pois é através dela que o indivíduo desenvolve a sua capacidade intelectual, a criatividade e a sua relação com o meio externo.

A criança que faz parte do universo da leitura é ativa e está sempre pronta a desenvolver novas habilidades, ao contrário daquelas que não possuem contato com esse universo, pois esta se prende dentro de si mesma com “medo” de tudo que a cerca. Desde cedo, a criança faz a leitura do mundo que a rodeia, sem ao menos conhecer palavras, frases ou expressões.  É característica do ser humano desejar o conhecer, decifrar a curiosidade, refletir sobre os novos conhecimentos.

“A leitura, como o andar, só pode ser denominada depois de um longo processo de crescimento e aprendizado.” (Bacha, 1975, p.39)

Quando uma criança entra na escola ela é induzida a ler aqueles livros estipulados pelos professores e, o que era para ser uma atividade prazerosa, passa a desmotivação. As atividades precisam ter um significado para a criança e estarem vinculadas ao contexto social. Apesar de existirem diversas metodologias e estratégias, cabe aos pais, professores e a escola ajudarem na relação da criança com o livro.

Saiba como fazer o seu filho adquirir hábito de leitura, clique aqui

Fonte: Revista Científica Eletrônica de Pedagogia

INCENTIVE A LEITURA E PARTICIPE DA PROMOÇÃO ESPECIAL PARA ESSA DATA.

Para incentivar o seu filho a ler o primeiro passo é ter em casa livros que ele goste. Portanto o Grupo Mães Amigas fez uma parceria exclusiva com Livraria da Vila. As mães que comprarem um livro infantil na unidade do Galeria Shopping Campinas e apresentarem a carteirinha fidelidade do grupo durante o dia de hoje até domingo (21.04 ás 22h), ganharão uma bolsa personalizada da livraria.

Além dessa promoção especial para o grupo, a Livraria da Vila também preparou uma promoção para os clientes durante esse mês de Abril. Na compra de dois livros de Monteiro Lobato com histórias da Turma do Sítio (exceto coleção Livrinho, Turminha e Almanaque), o cliente ganhará o livro Caçadas de Pedrinho. O visitante ainda pode contar com diversos eventos especiais para essa data. Confira a agenda aqui

o Galleria Fun também terá uma programação especial nos domingos de abril. Confira abaixo

21.04 РHorta de Massinhas: As crian̤as criaṛo, dentro de vasinhos, uma mini horta com massinha de modelar.

 

28.04 – Pó de Pirlimpimpim: Na obra de Lobato, o Pó de Pirlimpimpim é utilizado pelos personagens para transportar a todos de um lugar para outra, como num passe de mágica. Aqui as crianças aprenderão a fazer seu próprio Pó de Pirlimpimpim, com papel colorido de formato e textura muito divertidos.

 

E para festejar, trará também uma série de atividades tendo as personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo como tema. (Informações Galeria Fun: Aos finais de semana e feriados. Das 13h ás 20h. No palco central. Telefone para contato 19-3766-5300)

Agradecimento

logo

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1949 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também