Dia Mundial de Luta Contra a AIDS
O dia 1º de dezembro foi instituÃdo internacionalmente como o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, um dia que deve servir para desenvolver e intensificar o esforço mundial da luta contra a AIDS. O objetivo é promover a troca de informações e experiências e criar um espÃrito de tolerância social; além de reforçar a solidariedade com os portadores do vÃrus.
Quando recebemos o diagnóstico de uma doença, lidamos com vários sentimentos, como o susto da notÃcia, o medo, a insegurança, o impacto e as consequências do tratamento. O portador do HIV tem que trabalhar com isso e mais ainda com o preconceito que ronda a doença.
Se, para um adulto já é difÃcil, imagina para uma criança!
O governo de São Paulo lançou, em novembro de 2012, uma cartilha que ensina a melhor forma de falar aos pacientes infantis que eles são portadores do vÃrus HIV. Para quem tiver interesse em conhecer, ou indicar para alguém que está passando por isso, segue o endereço: Manual para assistência à revelação diagnóstica à s crianças e jovens que vivem com HIV/AIDS.
Situação da doença em Campinas:Â
Segundo dados da Prefeitura de Campinas, a epidemia da AIDS em Campinas apresenta um total acumulado de 6.678 casos notificados, dos quais 159 são em crianças (menores do que 13 anos).
Os dados são relativos aos casos de AIDS notificados de residentes em Campinas, de 1982 a dezembro de 2012 (fonte SINAN-W e SINAN-NET), sendo que os últimos 5 anos estão sujeitos a revisão. Os dados referem-se ao número de pessoas com critérios para notificação por AIDS e não àquelas que são portadoras assintomáticas do HIV.
Abaixo dicas de livros sobre o assunto:
Histórias de Coragem – A Realidade de Quem Vive com HIV/AIDS
Autores Diversos – Madras Editora
Esta é uma obra de profundidade! Traz 14 relatos corajosos de quem passou a fase da descoberta da contaminação e aprendeu a viver com o HIV/AIDS. O grande ponto em comum entre os relatos – e consideramos um mérito – é que todas as pessoas envolvidas nas narrativas decidiram sair do mundo mais confortável que conseguiram construir para si, desde a contaminação, para contar como se prevenir, que tipo de discriminação um portador de HIV sofre e como é possÃvel conviver bem com a soropositividade.
Histórias Vividas por Crianças com AIDS
De Ana Maria Baricca – Selo Universidade
Este livro traz a história de cinco crianças portadoras do vÃrus HIV, atendidas pela autora como psicóloga do Instituto EmÃlio Ribas. Ao descrever as intervenções efetuadas (criações de desenhos e histórias, teia de palavras, massagens, diálogos…), irrompem os dramas de cada um dos pacientes ante uma doença assustadora que os exclui de seu cotidiano e os coloca em contato com o sentimento de solidão e morte iminente. Em linguagem clara, acessÃvel a todos que se interessam pelo assunto, Ana Maria Baricca apresenta uma delicada e profunda reflexão sobre a criança soropositiva. Resulta uma obra de referência, pois oferece novos subsÃdios a psicólogos, médicos e outros profissionais da área hospitalar.
Daniel e LetÃcia – Falando sobre AIDS
De César Miranda Alves – Editora Ave Maria
Duas histórias que se completam e a criança escolhe por qual começar. É a história de Daniel, que está com o vÃrus HIV. Na escola as crianças ficam agitadas por saberem que um amigo é portador do vÃrus. Como não sabem direito o que é AIDS, acabam repetindo os chavões que escutam por aÃ. Até que aparece LetÃcia, amiga de Daniel, que deseja saber a verdade sobre a AIDS. Sem falso moralismo, a professora e Daniel explicam o que é AIDS, as formas de contágio e como fazer a prevenção. Recomendado pelo Ministério da Saúde e pela UNICEF. Um livro para o nosso tempo de esperança.
A AIDS
De Maria Amália Vaz Guedes – Editora Impala
Maria é uma adolescente que, estando grávida, descobre estar infectada pelo vÃrus HIV. Em linguagem clara e acessÃvel à s crianças, o livro traz informações básicas necessárias sobre a AIDS, suas formas de transmissão e o que pode ser feito para evitá-la. Entretanto, também são ressaltados o valor do respeito e da compreensão necessários para com as pessoas que já convivem com a doença.
Â
A AIDS e alguns fantasmas no diário de Rodrigo
De Jonas Ribeiro – Editora Elementar
A AIDS vista sob a ótica de um menino soropositivo. Um texto informativo com relatos sobre os meios de contágio e prevenção, sobre solidariedade, exclusão e inclusão social.
Lançamento
Para quem está em São Paulo, no próximo 1º de dezembro será o lançamento do livro “, de Roseli Tardeli, fundadora da Agência de NotÃcias da AIDS. O livro é da Editora Senac São Paulo.
Local: Livraria Cultura – Conjunto Nacional
Endereço: Avenida Paulista, 2073 – Bela Vista – São Paulo – SP
Data:Â 01/12/2013 (domingo)
Horário: das 15h às 19h
Para saber mais:
Site do Ministério da Saúde especÃfico sobre HIV/AIDS
Campinas inicia campanha “Fique sabendo” – teste para diagnóstico do HIV fica pronto em 40 minutos
Você pode gostar de ler:
Mamãe, como eu nasci? – Peça ajuda dos livros para responder, são seus melhores aliados!
Livros para ajudar a falar sobre Deus
Dedoches, use-os para contar histórias!
Livros abordam adoção na visão da criança
Livros para a chegada do irmãozinho
