Cuide primeiro de si mesma para depois cuidar dos outros

13.01.2020 – Você pensa em cuidar primeiro de si mesma? Quem é mãe, possivelmente, deve já ter escutado a frase: “Coloque a máscara de oxigênio em você primeiro”. Parece óbvio, mas, na prática, os desafios da vida materna fazem, muitas vezes, as mães deixarem de olhar para si próprias para cuidar dos filhos, do marido, da casa, do trabalho etc.

Quantas vezes você atende todo mundo e só depois pensa em você?

Fique tranquila, isso é normal e comum para muitas mães e está tudo bem! O que queremos te trazer hoje é olhar com outros olhos o valor que você dá a si mesma e como se ajudar em primeiro lugar.

Pesquisamos mais sobre esse tema e trazemos hoje alguns argumentos para que nós, mães, possamos analisar como realmente estamos cuidando de nós, afinal todos precisam de carinho e amor.

Doar e Receber

Para entender o equilíbrio entre o doar e receber e o papel do amor-próprio em prevenir que você ataque a geladeira para se encher daquilo que você precisa, vou passar um exercício bem fácil que vai te fazer entender de vez porque o amor-próprio é o melhor que você pode fazer por você e pelos outros.

Imagine que cada ato de carinho ou cuidado com você mesmo seja uma maçã.

Agora imagine que você é uma cesta feita para carregar essas maçãs.

Mãos segurando coração

Tome a decisão

Temos pela frente um grande número de oportunidades que podemos aproveitar e uma imensidão de decisões a tomar. Cuidar de si significa que seremos conscientes do que pode nos acontecer a qualquer momento, e teremos a certeza de que manter o equilíbrio depende de nós mesmos.

Autoestima

Crer em si mesmo é o primeiro passo para superar qualquer dano ou para desfrutar ao máximo as alegrias que encontramos. E mais, valorizar-se e gostar de si é imprescindível para que os outros também o façam.

Quando cuidamos de nós mesmos e nos amamos parece que, por inércia, os outros gostam e cuidam de nós. O fato é que os seres queridos nos dão vida, mas no fim das contas estamos sós: sós para fazer o que quisermos com o que está diante de nós.

Por isso, lembre-se que quanto mais você cuida de si mesmo mais tem para dar ao outro. Não tem como dar o que não temos então o nossa maior tarefa é garantir que temos o suficiente.

Conte nos comentários, o que você faz para cuidar de si mesma? Ter os seus momentos?

 

Confira também:

Relação entre a Mulher e a Lua – Super Lua

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1950 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também