Cuide primeiro de si mesma para depois cuidar dos outros

13.01.2020 – Voc√™ pensa em cuidar primeiro de si mesma? Quem √© m√£e, possivelmente, deve j√° ter escutado a frase: “Coloque a m√°scara de oxig√™nio em voc√™ primeiro”. Parece √≥bvio, mas, na pr√°tica, os desafios da vida materna fazem, muitas vezes, as m√£es deixarem de olhar para si pr√≥prias para cuidar dos filhos, do marido, da casa, do trabalho etc.

Quantas vezes você atende todo mundo e só depois pensa em você?

Fique tranquila, isso é normal e comum para muitas mães e está tudo bem! O que queremos te trazer hoje é olhar com outros olhos o valor que você dá a si mesma e como se ajudar em primeiro lugar.

Pesquisamos mais sobre esse tema e trazemos hoje alguns argumentos para que nós, mães, possamos analisar como realmente estamos cuidando de nós, afinal todos precisam de carinho e amor.

Doar e Receber

Para entender o equilíbrio entre o doar e receber e o papel do amor-próprio em prevenir que você ataque a geladeira para se encher daquilo que você precisa, vou passar um exercício bem fácil que vai te fazer entender de vez porque o amor-próprio é o melhor que você pode fazer por você e pelos outros.

Imagine que cada ato de carinho ou cuidado com você mesmo seja uma maçã.

Agora imagine que você é uma cesta feita para carregar essas maçãs.

Mãos segurando coração

Tome a decis√£o

Temos pela frente um grande n√ļmero de oportunidades que podemos aproveitar e uma imensid√£o de decis√Ķes a tomar. Cuidar de si significa que seremos conscientes do que pode nos acontecer a qualquer momento,¬†e teremos a certeza de que¬†manter o equil√≠brio depende de n√≥s mesmos.

Autoestima

Crer em si mesmo é o primeiro passo para superar qualquer dano ou para desfrutar ao máximo as alegrias que encontramos. E mais, valorizar-se e gostar de si é imprescindível para que os outros também o façam.

Quando cuidamos de nós mesmos e nos amamos parece que, por inércia, os outros gostam e cuidam de nós. O fato é que os seres queridos nos dão vida, mas no fim das contas estamos sós: sós para fazer o que quisermos com o que está diante de nós.

Por isso, lembre-se que quanto mais você cuida de si mesmo mais tem para dar ao outro. Não tem como dar o que não temos então o nossa maior tarefa é garantir que temos o suficiente.

Conte nos comentários, o que você faz para cuidar de si mesma? Ter os seus momentos?

 

Confira também:

Rela√ß√£o entre a Mulher e a Lua ‚Äď Super Lua

@ M√£es Amigas

Escrito por: @ M√£es Amigas

Confira os 1893 posts publicados pela @ M√£es Amigas

Veja Tambťm
ÔĽŅ