Crianças que mostram só dentes inferiores

28.08.2013 – A mordida cruzada anterior (mordida invertida), ou crianças que mostram só dentes inferiores ao sorrirem, é um tipo de má oclusão que necessita de tratamento precoce para evitar que o desenvolvimento dos ossos da face seja prejudicado.

Esse tipo de mordida, também chamada de classe III , ocorre quando um ou mais dentes da arcada superior fecham por dentro dos dentes da arcada inferior, na região dos dentes da frente.

Classificação:

Dentária: Quando a mordida cruzada ocorre por origem exclusivamente dental. Os ossos da face estão corretamente desenvolvidos, porém os dentes inferiores estão mais para frente do que o normal, ou os dentes superiores estão mais para trás do que o normal.

Esquelética: O osso maxilar superior é pouco desenvolvido, ou o maxilar inferior é muito desenvolvido ou, mesmo, a combinação de ambos os fatores.

Funcional: A partir de uma alteração no correto encaixe dos dentes, o maxilar inferior se coloca em uma posição mais à frente do que o normal.

 Tratamento:

• Exercício com espátula de madeira: método barato e rápido para corrigir a mordida cruzada dos dentes anteriores superiores. A espátula de madeira deve estar posicionada atrás do dente superior cruzado, numa inclinação de aproximadamente 45º. Este exercício deve ser realizado por, no mínimo, 10 minutos, várias vezes ao dia, e ser orientado pelo dentista.

• Aparelho Removível Superior com Mola Digital: permite a movimentação dos dentes anteriores do maxilar superior e pode ser utilizado para a movimentação de um ou mais dentes.

• Plano Inclinado Individual em Resina: consiste na confecção de uma extensão incisal de 3 a 4mm em resina, realizado no dente antagonista, com ângulo de 45º em relação ao longo eixo do dente cruzado.

• Plano Inclinado Inferior de Acrílico: aparelho de acrílico que pode ser colado nos dentes inferiores, atuando como um plano guia anterior, com inclinação de 45º em relação ao longo eixo do dente. O aparelho atua durante o ato de deglutição ou mastigação da criança.

Acontece com filho de ortodontista também… rs

Quando nasceram os primeiros 2 dentes de baixo de minha filha, fiquei muito contente, porém, logo em seguida, quando nasceram os 2 dentes de cima, comecei a ficar um pouco preocupada… os dentes de cima estavam nascendo mais para trás do que o normal! Inicialmente pensei ser apenas mordida cruzada funcional , mas não era só isso, era uma verdadeira mordida cruzada dental!

blog materno maes amigas mordida cruzada anterior  Crianças que mostram só dentes inferiores - plano inclinado inferior  Crianças que mostram só dentes inferiores - sorriso crianca apos correcao de mordida

Tentei usar o método da espátula de madeira, mas a minha filha não deixava muito, e esse método para funcionar tem de ser feito por, no mínimo, 10 minutos, várias vezes por dia. Com 3 anos de idade, usei o plano inclinado inferior de acrílico, colado nos dentes anteriores inferiores, e com menos de 6 meses de tratamento essa mordida estava totalmente descruzada!

Na sequência de fotos acima, tem a foto inicial da Iara com a mordida cruzada, depois ela com o plano inclinado fixo nos dentes inferiores, e depois ela contente com o sorriso harmônico!

Veja no vídeo, como é o tratamento para mordida cruzada anterior, utilizando aparelho removível:

https://www.youtube.com/watch?v=gX9Tms0erfc

 

Saiba mais sobre tratamento precoce da classe III, clique aqui.

Caso o seu filho apresente esse tipo de mordida, procure um especialista em Ortodontia, para avaliar qual será o tratamento adequado para ele!

 

Você pode gostar de ler: Será que meu filho tem maloclusão? e A chupeta realmente entorta os dentes?

placa-tripicchio

 

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1949 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Tambm