Construtivismo – corrente teórica
Karina Fusco é jornalista colaboradora do Grupo Mães Amigas, onde escreve principalmente sobre comportamento, saúde e educação. É também editora do blog Lugarzinhos Especiais, que traz dicas de passeios, estadia e gastronomia que podem ser feitos, inclusive, com crianças.
Construtivismo – corrente teórica
O que é? O construtivismo não é uma metodologia de ensino, mas sim uma teoria epistemológica falando de uma forma mais simples. É uma corrente teórica que busca explicar a origem do conhecimento. Nesta teoria, o conhecimento é o resultado de um processo interno de pensamento, decorrente da interação que o indivÃduo estabelece com o meio fÃsico e social, mobilizando assim, o seu funcionamento intelectual e possibilitando-lhe adaptar-se à s situações novas de aprendizagem, além de ampliar sua compreensão e generalização de conhecimento.
Valores trabalhados: Busca pela autonomia intelectual do aluno e o ambiente escolar necessário para que esta autonomia seja construÃda, o que confere à escola um caráter mais humano e atento à s demandas da educação atual.
Em um clima de cooperação e respeito mútuo, o professor trabalha com as crianças estimulando-as a pensar e se posicionar sobre as coisas, incentivando-as a fazer perguntas e a procurar respostas.
Quem criou? O termo Construtivismo foi cunhado pelo psicólogo suÃço Jean Piaget (1896/1980), que pesquisou cientificamente em mais de sessenta anos de estudos, a natureza do conhecimento. Ele estabeleceu as bases de sua Epistemologia Genética, a qual denominou Teoria Construtivista e explicou a evolução do conhecimento.
Como identifica-la? Inspirado pelo que conhece sobre desenvolvimento, o professor cria condições de aprendizagens favoráveis à construção do conhecimento.
Ao invés de transmitir o conhecimento pronto ou fazer com que sua forma de resolver problemas seja a mesma dos alunos, ele encoraja-os a encontrar por si as melhores formas de solucionar os problemas e desafios.
A figura e a intervenção do professor são fundamentais, pois suas ações podem fazer a criança refletir sobre suas próprias, além de conseguir explicar os fatos que observa, construindo a estruturação o conhecimento.
Indicada para quais faixas etárias?
Desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
Fonte: Ester Cecilia Fernandes Baptistella, coordenadora da USF e Doutora em Educação pela FE da UNICAMP