Como surgiu o Dia das Mães

10.05.2013

 

A comemoração do dia das mães é muito antiga. Olha só os eventos marcantes que conduziram a importância de oficializar essa data.

Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.

Na Idade Média (século XVII) os operários que moravam longe de suas famílias ganhavam um dia (o quarto domingo da   Quaresma) para visitar suas mães. Os Ingleses chamavam esse dia de “Mothering Day”, fato que deu origem ao “mothering cake”, um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.

Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de “O Hino de Batalha da República”. Porém a oficialização da data surgiu após a morte da mãe da americana Anna M. Javis. Para livrar Anna da depressão, as amigas mais próximas fizeram uma homenagem a mãe dela, que havia trabalhado na guerra civil do país. A festa fez tanto sucesso que em 1914, o presidente Thomas Woodrow Wilson oficializou a data, que passou a ser comemorado no dia 9 de maio em todos os Estados Americanos.

No Brasil, o primeiro Dia das Mães foi comemorado pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932 o Presidente Getúlio Vargas instituiu o Dia das Mães em todo o país, no segundo domingo de maio. A data passou também a fazer parte do calendário da Igreja católica. Em 1947 o cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro dom Jaime de Barros Câmara, tornou a data oficial.

Confira as datas que o dia das mães é comemorado em outros lugares do mundo:

Na Noruega é comemorada no segundo domingo de fevereiro

Na África do Sul e Portugal, no primeiro domingo de maio

Na Suécia, no quarto domingo de maio

No México é uma data fixa, dia 10 de maio

Na Tailândia, no dia 12 de agosto, em comemoração ao aniversário da rainha Mom Rajawongse Sirikit

Em Israel não existe um dia próprio para as mães, mas sim um dia para a família.

Nos Estados Unidos, Japão, Turquia e Itália, a data é comemorada no mesmo dia que é aqui no Brasil, no segundo domingo de maio.

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1816 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Tambm