Como se inicia a fala do bebê

17.06.2013

 

Todas as crianças, de forma geral, começam a falar por volta de um a dois anos de idade. Como vocês, mães e amigas, já perceberam ao observar crianças pequenas, ou já ouviram falar por meio de relatos de suas avós, tias, madrinhas… cada criança começa a falar em uma época diferente, umas antes de um ano, outras com mais de um ano e meio, mas uma coisa é certa: a grande maioria delas vem a falar em algum momento!

Qual é a idade certa para falar?

Bem, quando o bebê nasce, ele ainda não é capaz de falar, mas é capaz de ouvir tudo o que acontece a sua volta, inclusive a fala da mãe ou das pessoas muito significativas para ele. As pessoas olham para o bebê e chamam sua atenção para que ele olhe para o rosto de quem está falando. A mãe ou pessoas da família, falam, riem, sorriem, gesticulam e transmitem com a fala, além do conteúdo do que está sendo dito, muita afetividade e carinho. O bebê também olha, escuta, sorri e emite alguns sons que chamamos de gorjeios ou arrulhos. Nessa interação, está o início da linguagem.

É muito importante que as pessoas conversem com o bebê, para que haja uma troca comunicativa. Também é importante deixar o bebê se expressar. Os bebês mais estimulados acabam se expressando mais cedo. No início, o balbucio aparece na forma de sílabas, do tipo: “baba”, “gaga” e depois se transformam em “mama” e “papa”. Nesse momento, os pais começam a dar sentido a essa fala e, com o tempo, vai aparecer “mamãe” e “papai”.

Às vezes, a primeira palavra pode ser “titi” para titia ou “tata” para a irmãzinha. Depois, aparecem palavras como “bobó” para vovó, “aua” para água ou “ua” para lua. Esses são registros das palavras dos bebês. A cada semana, esse número de produções vai aumentando. Fiquem atentos, pois entre um ano e meio e dois anos essas palavras devem acontecer!

Você pode gostar de ler: Saiba se seu filho está se desenvolvendo corretamente e A primeira consulta ao dentista

 

Cecília Lima

Escrito por: Cecília Lima

Confira os 23 posts publicados pela Cecília Lima

Veja Tambm