Como se alimentar bem na gravidez

08.07.2013

 

Na verdade, a futura mamãe deve se preocupar com a nutrição antes mesmo de engravidar, já que iniciar a gestação com um peso adequado e com um bom estado nutricional, vai garantir o desenvolvimento do bebê, sem prejuízos para a gestante.

Antes de engravidar:

Procure engravidar com um IMC (índice de massa corpórea) entre 18,5 e 24,9.

Calcule através da fórmula:

IMC= Peso (Kg) dividido pela Altura2 (m)

Veja a classificação pela tabela abaixo:

tabela

Aumente: o consumo de alimentos ricos em vitaminas C (acerola, couve, morango, manga, laranja, mamão, repolho), vitamina E (ovo, manteiga, brócolis, espinafre, pera, abacate, damasco, castanha do Pará) e ácido fólico (germe de trigo, gema de ovo, espinafre, repolho, feijão branco, ervilha, grão de bico, lentilha).

Evite: cigarro, bebidas alcoólicas, cafeína em excesso e stress.

11 dicas para seguir durante a gestação: 

1 – Fa√ßa 6 refei√ß√Ķes di√°rias, pouco volumosas e de 3 em 3 horas: caf√© da manh√£, merenda, almo√ßo, lanche da tarde, jantar e ceia. Evite longas horas em jejum.

2 – Prefira alimentos cozidos a vapor, assados e grelhados.

3 – Coma devagar, evitando l√≠quidos √†s refei√ß√Ķes.

4 – Diminua a ingest√£o de sal de cozinha, conservas, embutidos, enlatados, temperos prontos.

5 – Evite frituras e alimentos gordurosos.

6 РEvite alimentos ricos em gorduras trans: margarinas sólidas ou cremosas, recheios de biscoitos, coberturas, sorvetes, batata frita, pastelaria, bolos e tortas industrializados.

7 – Aumente o consumo de frutas, verduras, sementes oleaginosas e alimentos integrais (aveia, arroz e p√£es integrais) para o bom funcionamento do intestino

8 – Procure comer alimentos ricos em √īmega 3: linha√ßa, √≥leo de canola, peixes de √°guas frias e profundas (anchova, linguado, bacalhau, truta, arenque, cavala, atum e sardinha)

9 – Procure comer alimentos ricos em c√°lcio: leite e derivados, cereais integrais, gergelim, am√™ndoa, sardinha, br√≥colis, nabo, agri√£o, espinafre. √Č um mineral importante para a forma√ß√£o do esqueleto do beb√™.

10 РConsuma 1 castanha-do-Pará por dia, pois é rica em selênio, mineral antioxidante.

11 – Beba 2 litros de √°gua por dia.

IMPORTANTE: Não se exponha a dietas hipocalóricas! Se estiver acima do peso esperado, procure uma orientação profissional.

 

Aqui vão outras dicas para ser uma grávida saudável!

 

Priscila Panzarella

Escrito por: Priscila Panzarella

Confira os 17 posts publicados pela Priscila Panzarella

Veja Tambťm
ÔĽŅ