Como pegar leite especial de graça no SUS
19.03.2014 – A alergia alimentar é uma doença que afeta cerca de 7% das crianças. Crianças com alergia alimentar a leite de vaca (ALPV) e/ou soja necessitam tomar fórmulas especiais, prescritas pelo seu pediatra ou médico nutrólogo.
O tratamento pode ser feito com fórmulas especiais, chamadas de hidrolisado proteico, fórmula de aminoácidos livres ou fórmula isolada de soja. O tipo será determinado pelo médico de acordo com a alergia e intensidade dos sintomas.
A melhora clÃnica depende do uso correto da fórmula e da exclusão de todos os alimentos que desencadeiam os sintomas. No entanto, este tratamento costuma ter um preço bastante elevado e, muitas vezes, a famÃlia tem dificuldade para adquiri-lo e aderir corretamente ao tratamento. Isso interfere na melhora dos sintomas e na qualidade de vida da criança.
Por este motivo, o Programa de Medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica fornece o tratamento de doenças raras, como é o caso da alergia alimentar. Ele é de responsabilidade da Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo. Existem protocolos clÃnicos e diretrizes terapêuticas que orientam o profissional sobre os critérios exigidos para que a fórmula seja fornecida gratuitamente pelo governo.
Como pegar leite especial de graça no SUS
O médico que acompanha o paciente deve ter o diagnóstico confirmado e, a partir daÃ, preencher um laudo de solicitação e fazer a prescrição da fórmula escolhida.
A famÃlia da criança deve então providenciar uma série de documentos listados abaixo:
1. Cópia do documento de identidade
2. Cópia do comprovante de residência com CEP
3. Cópia do Cartão Nacional de Saúde (CNS). Este pode ser feito em qualquer Centro de Saúde.
4. Outros documentos e exames exigidos nos Protocolos ClÃnicos e Diretrizes Terapêuticas
Então deve anexar estes documentos à receita médica e laudo devidamente preenchido pelo médico e entregar em uma das farmácias de dispensação*. A cada 3 meses o paciente deve ser reavaliado e, se necessário, entregar novo laudo e receita médica na farmácia.
Obs. É feita uma análise pelo médico auditor da Farmácia de Medicamentos Especializados que irá autorizar o fornecimento da fórmula. Portanto, pode haver uma demora inicial na entrega (15 a 45 dias, de acordo com o site da Prefeitura Municipal de Campinas).
Veja mais informações nos links abaixo:
http://2009.campinas.sp.gov.br/saude/assist_farmaceutica/alto_custo.htm
http://www.saude.sp.gov.br/ses/acoes/assistencia-farmaceutica
Rua Setembrino de Carvalho nº 123, Bairro Ponte Preta, Campinas-SP Tel: (19) 3233-6972 Horário de atendimento: 2ª a 5ª feira, das 8h00 às 15h30
Você pode gostar de ler:
Intolerância à lactose X alergia ao leite de vaca
Meu filho tem obesidade infantil
Criança pode ter colesterol alto?
