Como cuidar de gêmeos…
06.11.2013 – No tempo dos nossos avós, era comum que os casais tivessem muitos filhos. Eram doze, dez, oito etc.! Mas, a vida era bem diferente dos tempos atuais. Não que nossas avós tivessem mais tempo do que nós. Já pensaram em lavar e passar roupa, preparar as refeições, cuidar da casa e tantas outras atividades de todo este pessoal? Na verdade, cuidar de uma criança já dá bastante trabalho, imagine de tantas…
Hoje vamos falar do nascimento de gêmeos!
Depois de passado o choque da notÃcia, vem a alegria!
Se um casal cuida de um bebê, considere que, para dois bebês, serão necessárias quatro pessoas. Isto pode incluir avós, irmãs mais velhas, tias, madrinhas, babás etc. A programação deve incluir uma divisão bem clara de atividades. Prepare-se para não ficar estressada se não conseguir deixar a casa como era antes dos bebês chegarem. Procure descansar sempre que possÃvel, não se sentindo culpada por isso.
Programe-se quanto aos gastos, necessidades básicas como fraldas, produtos para os bebês etc.
Não considere os gêmeos como “pacotes”. Cada um tem a sua individualidade e suas próprias necessidades.
Quanto à alimentação, podemos dizer que é possÃvel amamentar os gêmeos, apenas com um pouco mais de imaginação. Por exemplo, dar de mamar na mesma hora vai economizar bastante tempo. Lembre-se, que quanto mais eles mamarem, mais leite você irá produzir. É possÃvel amamentar (só peito) gêmeos. Seu pediatra pode conferir se eles estão ganhando bem peso. Se isso estiver acontecendo, ótimo! No entanto, se for necessário complementar as mamadas, dê um peito para cada um e complemente a mamada com uma fórmula láctea (seu pediatra irá ajudá-lo na escolha).
Se você já tem outros filhos, verá que os gêmeos, em todos os locais por onde passarem vão atrair mais a atenção das pessoas, fazendo você perder mais tempo até com a simples tarefa de passear com eles. O cuidado que você deve ter com o irmão mais velho é de ordem psicológica, pois, pois ele poderá ficar com ciúmes.
Quando estiverem maiores, não pense que o trabalho vai diminuir. Quando começarem as papas, quando começarem a andar, quando correrem um para cada canto, você vai precisar de ajuda.
O amor, no entanto, não se divide, ele se soma. Deste modo, a retribuição pelos seus esforços será amplamente recompensada. Pelo menos em dobro.
Planeje tudo com antecedência, pois muitas vezes os gêmeos chegam antes da hora, o que pode complicar um pouquinho mais as coisas.
Você pode gostar de ler:
Trigêmeas univitelinas?? Sério mesmo??
Engravidei grávida e sou mãe de gêmeos
Mãe de gêmeos… múltipla emoção!
Enfermeiro registra bebês gêmeos de mãos dadas