Choro do bebê, como identificar as causas?
21.01.2014 – O choro do bebê é uma das suas principais formas de comunicação, e comumente gera ansiedade e preocupação nas mamães.
O bebê, com o tempo, percebe que o choro é a maneira mais segura e eficaz para conseguir o que deseja, então chora quando quer ou precisa de algo. Se estivermos atentas, logo saberemos a causa do choro de nossos filhos e poderemos atendê-los.
Quais são as possÃveis causas do choro do bebê e como identificá-las?
FOME:
Quando o bebê chora de fome, ao oferecer-lhe o peito em condições adequadas para ser mamado, ele aceita e mama de forma eficiente e, em geral, só o solta quando estiver saciado. Realizando uma boa mamada, voltará a chorar apenas para avisar que está na hora de se alimentar novamente.
Caso o bebê chore, mas ao oferecer-lhe o peito ele mama de forma descontÃnua, ou seja, dá algumas sugadas incompletas, larga o peito, chora, volta a sugar, logo chora de novo, é sinal de que algo o esta incomodando. O bebê pode estar com cólica.
CÓLICA:
Muito frequente e comum no recém-nascido, uma vez que seu intestino não funcionava até o nascimento e agora precisa funcionar. O bebê sente dores abdominais e chora muito.
O choro do bebê com cólica é intermitente, não é contÃnuo, isto é, ele chora e para, volta a chorar e para, e, finalmente quando a cólica cede, o bebê, cansado, dorme por horas seguidas.
As cólicas não têm um horário nem tempo definido para ocorrerem, mas costumam intensificar-se à noite. Na maioria dos casos, desaparecem em torno de 3 ou 4 meses de vida do bebê.
Como aliviar o desconforto do bebê?
– Segure o bebê de barriga para baixo apoiado no seu braço. Isto costuma acalmar os bebês com cólica;
– Deite e coloque o bebê de bruços sobre o seu corpo, pois o calor de nosso corpo tende a diminuir o desconforto;
– Deite o bebê de barriga para cima e dobre suas perninhas pressionando-as levemente contra a barriga para ajudá-lo a eliminar os gases;
– Coloque uma bolsinha térmica sob a barriguinha do bebê. Tenha sempre o cuidado de testá-la antes para não queimar o bebê.
SONO:
O bebê com sono fica muito irritado e nada o conforta a não ser dormir. A necessidade de dormir deve sempre ser respeitada.
DESCONFORTO TÉRMICO:
As roupinhas devem estar de acordo com a temperatura do ambiente, os bebês não sentem mais frio do que nós, eles apenas perdem calor mais facilmente quando tiramos suas roupas. As mamães costumam agasalhar demais seus bebês. Nos dias quentes, vista-os com roupas leves e nos dias frios, agasalhe-os bem.
SENSAÇÃO DE ISOLAMENTO:
Em geral, ocorre quando o bebê fica sozinho por um perÃodo longo. Lembre-se que carinho e afeto são necessários, o bebê passou nove meses na barriga em um espaço restrito e seguro. A mamãe saberá se está chorando por sentir-se só, se ao pegá-lo e aconchegá-lo a criança tranquilizar-se.
LIMITAÇÃO DE MOVIMENTOS:
Impedir a movimentação do bebê ou colocar roupas apertadas leva ao choro. Vale a pena estar atenta.
BANHO:
A sensação dos primeiros banhos para o bebê não costuma ser agradável, assim ele chora. Muitas vezes sente-se inseguro, tenha paciência e transmita tranquilidade para o seu bebê, logo ele adorará tomar banho.
OUTRAS CAUSAS:
O bebê também pode chorar quando:
– Quiser colo;
– Estiver muito tempo na mesma posição;
– Sentir-se inseguro;
– Ouvir barulhos súbitos;
– Receber estÃmulos luminosos;
– Estiver com as fraldas úmidas ou sujas;
– For acordado subitamente;
– Sentir medo de pessoas ou de situações desconhecidas;
– For manipulado de forma diferente do habitual.
Com carinho e paciência, aos poucos, vamos compreendendo o choro de nossos bebês!
Você pode gostar de ler:
Troca de fralda, será que você sabe tudo?
Curativo do umbigo do bebê: passo a passo
O sono do bebê
Doulas: mulheres que cuidam
Bebê pode ter cárie?
