Festa em casa ou no buffet??
27.06.2013 – Olá queridas, hoje “resgatei” um texto que havia escrito há algum tempo, mas que as mães estão sempre comentando e em dúvida… um tema bem corriqueiro, mas que todas nós já tivemos (ou temos todos os anos) a mesma dúvida sobre ele: fazer ou não fazer festa em buffet infantil?!
Bem, existem buffets para todos os gostos – e bolsos. Aquela ideia de “vamos fazer em casa para economizar” acaba ficando para trás, porque colocando na balança, não vemos muita diferença (dependendo do buffet e da festa em casa, obviamente).
A maior vantagem do buffet é…
… que você entra e sai da festa como convidada. Sua única preocupação é dar atenção aos convidados e avisar a gerente da festa caso algo não esteja indo bem. E, vamos falar a verdade… nada como acabar a festa, você pegar os presentes (e as marmitinhas… rs) e ir para casa, que está arrumadinha, limpinha e cheirosa, exatamente como você deixou antes de sair… ufa!
Sobre a decoração, normalmente os buffets têm parcerias com decoradores que fazem um preço bem atrativo. E, alguns deles (acredito que a maioria) permitem que você faça uma decoração “handmade” ou seja, feita a mão, por você mesma ou por decoradores que trabalham com esse tipo de produto: decorações personalizadas, feitas artesanalmente.
Mas como nem tudo são flores há também os contras não é?
Como a maioria dos buffets têm duas festas por dia aos finais de semana, não temos muitas opções de horários. Ou é no almoço, ou na janta. Não dá para fazer no meio da tarde, por exemplo. Fora a duração da festa, que é limitada em quatro horas. No máximo, meia hora de “tolerância”.
Além disso, têm os monitores que nem sempre são dos mais animados (atire a primeira pedra quem nunca foi numa festa e o monitor estava com aquela cara de quem não queria estar ali), os comes que você não sabe se estarão com a mesma qualidade do que aquela outra festa que você foi anteriormente ou na degustação e a ideia da “festa engessada”, onde se você for 10 vezes no Buffet X ou no Y, será sempre o mesmo cronograma, tanto de comidas, como de brincadeiras, parabéns etc….
E a festa feita em casa?
…Ou no salão do prédio, do condomínio, chácara? Ah, essas são aquelas que têm hora para começar, mas não para terminar. Festas onde a maioria dos convidados se sentem “em casa” e, se não formos avisadas que o tempo já passou, esquecemos da hora de cantar os parabéns!
E temos várias opções… fazer tudo, desde a comida até a lembrancinha ou contratar vários serviços, como buffet, brinquedos, decoração etc. Claro que assim, caímos no mesmo problema anterior: não sabermos como serão tais serviços. Mas se o risco valer a tranquilidade…
Como contras, não podemos esquecer:
– O tempo: se o local for aberto, como chácara por exemplo, temos que pensar na possibilidade de chuva. E com ela, no conforto dos convidados;
– O desgaste: é uma delícia, mas cansa demais! Quem já fez, sabe… precisa-se de ajuda! A mãe, a sogra, a vizinha… enfim, quanto mais pessoas ajudarem, melhor;
– A falta de tempo: como temos que ficar cuidando de tudo, não temos tempo para os convidados e acabamos não aproveitando a festa como gostaríamos.
Espero que eu tenha clareado um pouco as ideias!!Agora é a parte mais difícil: escolher!!!
Boa sorte!!!