Bruxismo, ranger os dentes, o que fazer

03.10.2013 – O Bruxismo é caracterizado pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono. Essa pressão pode provocar desgaste e amolecimento dos dentes. Nos casos mais graves, podem ocorrer também problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula (ATM).

Geralmente, está ligado a fatores genéticos, a situações de estresse, tensão, ansiedade, ou a problemas físicos de oclusão (encaixe dos dentes).

Pode ocorrer em crianças, jovens ou adultos.

Sintomas:

Bruxismo, ranger os dentes, o que fazer– Desgaste e/ou amolecimento dos dentes,

РDor de cabe̤a,

– Dor e zumbido no ouvido,

– Dor no pescoço, na mandíbula e nos músculos da face, como consequência do esforço realizado pelos músculos da mastigação,

– Estalos ou ruídos ao abrir e fechar a boca,

РAltera̵̤es do sono.

Tratamento:

– Uso de placa inter oclusal, feita no formato da arcada dentária do paciente. Ela se encaixa sobre os dentes superiores, reduzindo o atrito e relaxando os músculos da face.

Obs.: O uso de placas de mordida para crianças é um tanto controverso, pelo fato de interferir no crescimento natural da arcada dentária. A idade para se começar algum tratamento depende da gravidade do caso e da colaboração da criança.

– Se a causa for uma mordida errada, será necessário o uso de aparelho ortodôntico.

Prática de esportes e exercícios, para ajudar a controlar o estresse e as crises de ansiedade, que podem favorecer o apertar dos dentes.

– Fazer compressa de água morna nos músculos da face, para relaxar a musculatura.

– Tomar chá relaxante, como camomila, antes de dormir.

– Encontrar meios de relaxamento, como ouvir música, ler um livro, ou tomar um banho, antes de dormir.

– Dependendo do caso, o uso de ansiolítico, ou um acompanhamento psicológico pode ser necessário para ajudar a combater o estresse e a ansiedade.

– Em alguns casos, será preciso o uso de relaxantes musculares, analgésicos e anti-inflamatórios, além de fisioterapia para a reabilitação das estruturas que tiverem sido lesadas.

Veja como é o tratamento com placa inter oclusal: 


Atenção

No caso dos bebês, atritar os dentes tem o intuito de promover um melhor encaixe entre eles. Mas os pais devem estar atentos, pois neste caso o hábito deve ser transitório.

Outro momento da infância em que o bruxismo pode estar presente é na fase de início da troca dos dentes (perto de 6 anos). Esse bruxismo é normal e transitório, porque há uma mudança na oclusão da criança e isso faz com que ela tente achar uma posição mais confortável.

Orientação para os pais

РEstimular as crian̤as a comerem alimentos fibrosos ou crus, e em peda̤os, para que possam desenvolver uma mastiga̤̣o correta.

– Evitar hábitos prolongados de chupeta e mamadeira. Eles alteram a mordida da criança.

РProporcionar um ambiente tranquilo para anteceder o sono. Evite deixar luzes acesas, assistir televiṣo, ou usar o computador e videogame antes de ir para a cama.

РProgramar a rotina de atividades de seu filho, lembrando que crian̤as precisam de tempo para brincar.

 

Saiba mais sobre bruxismo, clique aqui.

 

Você pode gostar de ler: A chupeta realmente entorta os dentes? e Equilíbrio e Meditação

 

placa-tripicchio

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1844 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também