Bolo de chocolate com cobertura de MM

Eu decidi fazer eu mesma o bolo do aniversário de três anos da Yasmin. Há algum tempo já vinha pensando nele e optei pelo bolo de chocolate com cobertura de MM. Ah, e tinha que ser bolo em forma de número também (veja como fazer aqui)! Pesquisei bastante, reuni muitas dicas, fiz alguns testes em casa e, no dia da festa, deu tudo certo!

É muito mais fácil do que parece, basta seguir algumas dicas e seu bolo ficará úmido, gostoso e muito lindo!

Vamos à receita por partes: bolo de chocolate com confeitos na massa, calda do bolo, recheio de amêndoas, cobertura de brigadeiro e montagem do bolo!

 

Bolo de chocolate com confeitos na massa

Bolo de chocolate com cobertura de MM

Ingredientes:

1 xíc (chá) de leite morno

3 ovos

4 colheres (sopa) de margarina derretida

2 xíc (chá) de açúcar

1 xíc (chá) de chocolate em pó

2 xíc (cha) farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento em pó

1 saquinho de confeitos estrelinha Dr. Oetker (opcional)

Modo de fazer:

Bolo de chocolate com cobertura de MM

Bata os líquidos no liquidificador, coloque primeiro os ovos e bata bem, assim a massa não fica com cheiro. Depois, acrescente a margarina derretida e o leite morno.

Misture os secos em outra tigela, de preferência peneirando o chocolate para que não fiquem pelotinhas.

Depois, misture tudo, acrescente o confeito de estrelinhas à massa, despeje em assadeira untada e enfarinhada e leve ao forno médio por cerca de 30 minutos. Faça o teste do palito para saber se o bolo já está assado.

Dicas de mãe amiga

Bolo de chocolate com cobertura de MM– Eu já havia feito o teste desta receita acrescentando os confeitos de estrelinha Dr Oetkter para que a massa ficasse colorida por dentro também. Deu super certo, os confeitos ficam macios e se espalham pelo bolo, a Yasmin adorou! Ah, testei também com outros tipos de confeitos, uns rosa e branco em formato de coração, não me lembro a marca, mas não gostei do resultado porque ficam duros dentro da massa.

– Bem, como eu tinha que fazer dois bolos para criar o número 3, fiz duas receitas de massa, mas esta receita é enooorme, dá muita massa mesmo, deu pra encher as duas assadeiras redondas com buraco e mais uma assadeira redonda inteirinha! Então, dependendo do que você for fazer, reduza as medidas proporcionalmente, eu acho que poderia ter feito uma receita e meia e ainda sobraria massa…

– Eu tenho um forno grande e assei tudo de uma vez. Caso não seja o seu caso ou não tenha duas formas iguais, sugiro fazer tudo em duas partes, ou seja, fazer toda a massa, assar e desenformar um bolo para depois fazer a outra massa, assar e desenformar, porque se parte da massa ficar esperando enquanto a outra assa, essa que ficou fora pode encruar.

 

Calda do bolo

Bolo de chocolate com cobertura de MM

Ingredientes:

4 colheres de sopa de açúcar

1 e 1/2 copo de água

2 colheres (sopa) de chocolate em pó

1 colher (sopa) de licor de chocolate ou vinho tinto (opcional)

Modo de fazer:

Derreta o açúcar em uma panela até ficar dourado (não deixe o caramelo ficar muito escuro para não amargar). Despeje a água fria, deixe ferver e vá mexendo até que o caramelo seja dissolvido. Acrescente o chocolate em pó, mexa bem e acrescente a bebida (como era festa de criança eu coloquei licor de chocolate, se for bolo para adultos, use o vinho tinto que dá um sabor delicioso, além da cor bem escura!). Misture bem, tem que ficar uma calda bem líquida, se estiver grossa coloque mais água.

 

Recheio de amêndoas

Bolo de chocolate com cobertura de MM

Ingredientes:

100 g de amêndoas

1 lata de leite condensado

2 colheres (sopa) de açúcar

1 colher (chá) de margarina

Modo de fazer:

Bata as amêndoas no processador até virar uma farinha. Se quiser pode deixar alguns pedacinhos. Misture tudo numa panela e leve ao fogo. Faça como um brigadeiro, vá mexendo até encorpar. Quando começar a desgrudar do fundo da panela, desligue o fogo e deixe esfriar. Caso fique muito duro depois de frio, leve novamente ao fogo baixo e acrescente um pouco de creme de leite (de caixinha, sem soro) para amolecer.

Dica de mãe amiga

Esta receita é, originalmente, não é de recheio de bolo e sim para fazer bombom de amêndoas, que fica DE-LI-CI-O-SO, basta deixar dar o ponto de desgrudar da panela para esfriar, enrolar e colocar nas forminhas, fica a dica!

 

Cobertura de brigadeiro

Bolo de chocolate com cobertura de MM

Ingredientes:

1 lata de leite condensado

100 g de chocolate ao leite picado

1 colher (chá) de margarina

Modo de fazer:

Misture tudo e leve ao microondas por 5 minutos, mexendo a cada minuto. Deve ficar um brigadeiro mole. Se quiser, pode fazer com chocolate em pó e na panela, basta uma receita de brigadeiro normal! Não use creme de leite para amolecer, tem que ser brigadeiro para que os MMs grudem!

 

Montagem do bolo de chocolate com cobertura de MM ou Confeti

Bem, aqui vem a parte mais legal de fazer este bolo, eu me diverti muito!

1º Assar os dois bolos e deixar esfriar

Bolo de chocolate com cobertura de MM2º Cortá-los de acordo com o desenho de deseja fazer e já colocar na bandeja em que o bolo será servido

3º Cortá-los ao meio com uma linha de costura dupla, reservando o topo de cada um

4º Furar toda a parte de baixo do bolo com um palito de dente e despejar metade da calda de chocolate para o bolo ficar bem úmido

5º Colocar o recheio de amêndoas

6º Colocar o topo do bolo (que estava reservado) em cima do recheio

7º Repetir o item 4, furando e colocando a calda na parte de cima também

8º Levar à geladeira para que tudo fique mais firme e não desmonte

8º Cobrir o bolo todinho com o brigadeiro mole (de preferência morno)

9º Deixar esfriar bem

10º Grudar os MMs ou Confeti de acordo com o desenho que você desejar. Não grude enquanto o brigadeiro estiver quente, ou a cor do MM vai se soltar e escorrer, pintando o bolo… (Esta parte é a mais divertida, mas também a mais demorada, eu comecei a fazer o desenho e, depois que estava definido, contei com a ajuda da minha tia e da minha prima para grudarmos tudo a tempo (Deda e Tathi, muuuito obrigada pela ajuda! Agradeço à minha mãe também, que me ajudou a fazer o recheio e o brigadeiro, sem vocês este bolo não teria ficado como ficou!). Não deixe nenhum pedacinho do bolo a mostra, cubra tudo com MM, inclusive a parte interna dos bolos), veja o making of…

 

11º Levar à geladeira

12º Retirar da geladeira uns 20 minutos antes de servir

13º Enfeitar a bandeja como desejar e…

14º A melhor parte, cantar os parabéns e se deliciar!!!

Bolo de chocolate com cobertura de MM

Dicas de Mãe Amiga

Bolo de chocolate com cobertura de MM– Eu comprei os MMs durante uma viagem que fiz a Orlando, EUA, onde havia uma loja inteirinha de MM (leia esta matéria aqui) e dava pra comprar por quilo da cor que eu quisesse. Para quem vai comprar aqui, procure nas lojas de artigos para festas uns pacotões que já vem com algumas gamas de cores, lembro-me de ter visto um pacote com uns 3 ou 4 tons de rosa na Bio Festas, em Campinas. Não lembro se é da marca MM.

– Pode comprar MM ou Confeti normal e separar as cores para facilitar na hora de fazer o desenho que você escolher (só não compre os pequeninos ou vai ficar dias e dias grudando tudo no bolo rsrsrs). Geralmente eles vem nas cores vermelho, azul, amarelo, marrom, laranja e verde.

Bolo de chocolate com cobertura de MM– Certifique-se de que está comprando MMs ou Confeti, que são macios e gostosos de comer.. eu tinha comprado os MMs rosa nos EUA e só depois decidimos que a festa seria com tema dos Monstros SA. Aí eu encontrei confeitos verdes e azuis e coloquei no bolo pensando que fossem iguais… mas não eram, eram tipo bala e não de chocolate… No fim deu tudo certo e ficou uma delícia, mas da próxima vez eu não coloco essas balas rsrs

Bem, eu quis explicar tudo direitinho porque tive muita dificuldade em encontrar informações. em breve eu publico a matéria da decoração da festa! Se você fizer esta receita, venha aqui contar pra gente o resultado!

 

Você pode gostar de ler:

Brigadeiros coloridos! hummmm…

Doces debutantes

Bolo de aniversário em forma de número

Bolo picolé ou Cake Pop

 

placa-elis

 

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1822 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Tambm