Bolo de cenoura com cobertura de chocolate

15.11.2013 – Sabe aquele bolo de cenoura bemmm fofinho, com aquela cobertura crocante de chocolate, que só a vovó sabe fazer?

Pois é, eu sempre quis aprender a fazer, mas nenhuma receita dava certo. Eis que um dia, num café da tarde entre amigas, eu experimentei o tão famoso bolo da Mãe Amiga Milena de Moraes e não é que era daquele jeito? Quer aprender a fazer também? Segue a receita:

Bolo de cenoura

Massa:

Bolo de cenoura com cobertura de chocolate

Ingredientes:

4 ovos
3/4 de xícara (chá) de óleo
3 cenouras médias raladas
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de Preparo:

Bata no liquidificador os ovos, o óleo e a cenoura. Deixe bater por 5 minutos. Acrescente o açúcar e deixe bater por mais 2 minutos. Despeje este conteúdo na vasilha da batedeira e acrescente a farinha. Deixe bater até misturar bem. Desligue a batedeira e acrescente o fermento, mexendo com uma espátula. Despeje o conteúdo em uma assadeira untada com margarina e farinha, e leve ao forno pré-aquecido por, aproximadamente, 20 minutos.

 

Cobertura:

cobertura

Ingredientes:

1 lata de creme de leite
2 colheres (sopa) de margarina sem sal
6 colheres (sopa) cheias de Nescau
2 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar

Modo de Preparo:

Coloque tudo em uma panela e leve ao fogo deixando ferver por, aproximadamente, 15 minutos, sempre mexendo. Despeje a cobertura quente sobre o bolo já frio.

 

Dicas de Mãe Amiga

– Dica para a massa: Quando tem ovo na receita, eu sempre peneiro. Assim consigo separar aquela pelinha da gema que deixa um cheiro e gosto ruim.

– Dicas para a cobertura:

1 РAntes de jogar sobre bolo, coloque um pouquinho da cobertura com uma colher de caf̩ sobre a pia fria, direto na pedra. A calda deve engrossar e caramelizar em 2 minutos. Caso ṇo esteja, leve novamente ao fogo at̩ dar o ponto. Caso ela ṇo engrosse, coloque mais 3 colheres de sopa cheias de a̤̼car em um pouco de leite fervendo, jogue na calda e ferva novamente at̩ chegar no ponto certo.

2 – Use Nescau mesmo! Já tentei fazer com chocolate em pó solúvel e não fica a mesma coisa!

3 – Espere o bolo esfriar para colocar a cobertura. A massa é muito fofinha e, se o bolo ainda estiver quente, vai esfarelar. Porém a cobertura precisa estar quente, é mais fácil para espalhar.

– Na receita do bolo não vai leite e nem margarina, então é uma ótima opção para quem tem intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite de vaca (ALPV), aí é só fazer sem a cobertura ou substituir os ingredientes dela.

 

Você pode gostar de ler:

Bolo de pão de queijo

Bolo pega marido

Bolo de iogurte e chocolate quente

Bolo de aniversário em forma de número

 

Roberta Barbi

Escrito por: Roberta Barbi

Confira os 19 posts publicados pela Roberta Barbi

Veja Também