Bebê pode ter cárie?

22.07.2013

 

Quando chegou em meu consultório um paciente de dois aninhos, os pais estavam preocupados, pois notaram algo de errado em seu sorriso. Além de manchas brancas, parecia que faltava um pedaço de um dos dentinhos. Os pais o levaram para minha avaliação e tomaram um susto com o diagnóstico: mesmo com a pouca idade, o meu pacientezinho tinha cárie em cinco dentes. Os pais ficaram muito tristes e desapontados, não sabiam que crianças tão novas poderiam ter cárie, e nem que precisavam levá-lo ao dentista desde bebê.

Popularmente conhecida como cárie de mamadeira, a cárie precoce da infância pode atacar os primeiros dentinhos e tem uma evolução muito rápida, o que pode causar dor e até a perda precoce do dente. A cárie é uma doença infecciosa, multifatorial, causada por bactérias, que metabolizam restos de alimentos e eliminam ácidos capazes de desmineralizar os dentes.

O primeiro sinal da cárie precoce é o aparecimento de manchas esbranquiçadas e opacas nos dentes.

Se a cárie é detectada nessa fase, pode ser revertida com a aplicação de flúor. Daí a importância das visitas frequentes ao odontopediatra. Se não intervir nessa fase, a mancha branca evolui para cavidades, já necessitando aí de tratamento restaurador. A cárie pode evoluir para uma infecção, afetando o canal do dentinho de leite, sendo necessário tratamento de canal, isso mesmo, tratamento de canal em dente de leite! Quanto mais cedo for diagnosticado o problema, mais simples e rápido será o tratamento.

manchas brancascarie cavitada 2

 

Como perceber se o meu filho está com cárie? Apenas quando ele chora de dor?

Não. Quando a criança se queixa de dor de dente, é porque a situação já está grave. Por isso, é importante observar diariamente os dentinhos. Se observar manchas brancas, procure um odontopediatra. O ideal é fazer um acompanhamento.

O caso abaixo de um outro paciente, de 3 anos e 3 meses, que chegou ao meu consultório levado pela mãe, com uma carta da escolinha, dizendo que a criança não se relacionava socialmente, estava o tempo todo retraída, não conseguia se alimentar corretamente e estava abaixo do peso. Caso sério de cárie precoce da infância. Foi um tratamento longo, a mãe teve que participar bastante, mudando os hábitos alimentares do filho, e a ensinei a realizar uma correta higienização bucal. Quando terminei a reabilitação de sua boquinha, coloquei novos dentinhos na frente, foi demais a reação da criança!!! Super emocionante… ele ficou muito muito feliz!!! E, nos acompanhamentos frequentes, a mãe relatava como o filho mudou o comportamento e passou a se relacionar socialmente, e engordou bem, já estava no peso ideal para a idade.

serio 

Como evitar o problema?

A prevenção da cárie é feita por meio da higiene bucal e de bons hábitos alimentares. No caso do meu paciente acima, um dos agravantes foi a mamadeira com leite e açúcar. Ele dormia com a mamadeira na boca, e os pais não tinham o hábito de escovar os dentinhos dele antes de dormir. É importante ter uma rotina, com horários que facilitem a limpeza para a mãe ou pai. Por exemplo, de manhã, após o café, depois do almoço, do jantar e antes de dormir, que deve ser a mais bem feita, porque a saliva deixa de ser produzida durante o sono. Nessa última escovação, os pais devem passar o fio dental entre os dentinhos do filho, essencial para a prevenção da cárie entre os dentes.

Nessa fase, a criança não consegue fazer a higienização sozinha, então é importante o auxílio da mãe ou pai na escovação. Tente tornar essa tarefa um momento divertido: conte histórias, cante musiquinhas, faça com que a escovação seja agradável. Para tornar esse momento divertido, indico apelidar os movimentos da escovação, como trenzinho (vai e vem), bolinha (circular), vassourinha (de cima para baixo e de baixo para cima) e vassourão (língua). Em um outro post vamos mostrar esses movimentos…

Além da mamadeira antes de dormir sem a higiene correta, meu pacientezinho costumava beber sucos industrializados a todo momento. Isso foi outro agravante para o surgimento da cárie. Quando a criança se alimenta a toda hora, o pH da placa bacteriana mantém-se ácido por mais tempo. Isso favorece a desmineralização dos dentes e, consequentemente, o desenvolvimento das lesões de cárie. Sempre falo para as mães dos meus pacientes: “Não é que a criança não possa comer doces, pode comer de tudo, mas na hora certa. Doces, balas, chocolates não estão proibidos, mas devem ser consumidos como sobremesa, para ter a escovação depois, e não ao longo do dia”. Os sucos industrializados também devem ser servidos durante as refeições.

Ao contrário do que se pensa, as balas e doces não são os únicos vilões. As bactérias que causam a cárie metabolizam principalmente restos de alimentos ricos em carboidratos, que incluem doces, pães, salgadinhos e bolachas. A consistência dos carboidratos, assim como a frequência em que são ingeridos têm uma maior influência no aparecimento da cárie. Os alimentos pegajosos tendem a ser altamente cariogênicos como: pirulito, chiclete, chocolate, salgadinho, bolacha recheada, bala.

10 dicas para proteger seu filho da cárie e garantir um sorriso bonito e saudável

1. Escovar os dentes após as refeições

2. A partir do nascimento dos molares de leite (cerca dos 14 meses) usar pasta com flúor c 1000 a 1100 ppm (quantidade de um grão de arroz cru)

3. Usar fio dental

4. Não adicionar açúcar ou achocolatado na mamadeira

5. Se o bebê tiver o hábito de dormir com a mamadeira, oriento os pais a fazer uma boa escovação antes, com pasta com flúor, e depois fazer uma breve limpeza com o bebê dormindo

6. Proporcionar uma alimentação saudável, sem abuso de doces

7. Não deixar que eles belisquem a toda hora

8. Fornecer alimentos que estimulem o bebê a mastigar

9. Dar o exemplo da boa higienização bucal em casa

10. Levar o bebê periodicamente ao dentista para fazer a prevenção (aplicação de flúor ou selante, se necessário; limpeza e orientação aos pais).

Assim, nossas crianças não terão cárie, formando uma nova geração zero cárie e sem medo de ir ao dentista !!!!

 

Você pode gostar de ler: Como fazer a higiene bucal do bebê

 

placa-magnabosco

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1949 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Tambm