Amamentação: como preparar o corpo?

21.10.2019 – Quando estamos grávidas, vivemos um turbilhão de emoções e esquecemos de nos preparar para o que está por vir com a chegada desse ser de luz em nossos braços. Na amamentação, precisamos nos preparar para isso?

Durante a gravidez, os seios preparam-se naturalmente para a amamentação, uma vez que acontece o desenvolvimento dos ductos mamários e das células produtoras de leite, além de haver maior irrigação sanguínea no local, fazendo com que os seios cresçam ao longo da gestação.

Convidamos uma especialista em amamentação para falar sobre como preparar o corpo para a amamentação.

 

Ana Cristina Lopes.

Enfermeira. Consultora materno infantil. Pós-graduanda em saúde materno infantil com foco em aleitamento. Mestre em saúde coletiva. Doutoranda em ciências da saúde com foco em saúde da mulher e recém-nascido.

Instagram.

 

É preciso cuidar de você mesma

Muitas mães se perguntam o que podem fazer, durante a gestação, para se preparar para a amamentação e sabe o que eu te digo? Fisicamente? NADA!

Seu corpo já está nesse processo de preparação desde o momento que você engravidou, então fiquei tranquila que ele é sábio e a parte dele já está sendo feita. E aí, outra forma de se preparar sem ser fisicamente?

Sim! A nossa cabeça manda em muita coisa, inclusive na amamentação.
Tudo começa, literalmente, de cima para baixo já que a amamentação é um processo que inicia de forma hormonal, então quem vai comandar é a cabeça, ok?

Além disso, uma das maiores verdades sobre esse tema é: SE INFORME. Não tem coisa melhor do que a informação, pois você adquire conhecimento sobre um determinado assunto e isso ninguém tira de você. Mas, vale ressaltar que, você precisa ter informação de qualidade, pois hoje temos tudo e de todo jeito.

Ou seja, ao invés de você ler determinados sites que são famosos, mas não tenham tanta veracidade no conteúdo divulgado, procure sites que saibam o que estão divulgando e tenham profissionais a frente da informação. Ao invés de você passar bucha nos seios, converse com uma consultora de amamentação, pois isso sim irá fazer diferença na hora da pega correta.

Outra coisa bem legal para pensarmos é no enxoval. Toda mãe quer comprar muitas coisas, mas será que precisamos de tudo isso que o mercado nos oferece? E os presentes que chegam, será que vamos usar mesmo?

Minha mãe já dizia, mais vale um pacote de fralda na mão do que uma mamadeira em vão. Então, vamos ter cuidado com o que compramos e o que vamos dar de presente nesse momento. Acreditem, isso faz parte da preparação.

Quem sabe oferecer uma consultoria em amamentação ainda na gestação? Uau!

Pois é, a maioria das gestantes que são atendidas e preparadas, para a amamentação, ainda na gestação tem menos fissuras, por exemplo. E isso acontece por ter tudo contato com a informação correta pouco tempo antes de ter seu bebê e quando teve o bebê o suporte correto estava do seu lado.

Digo e repito: vocês não sabem o potencial que isso tem. Durante esse período é muito importante que a gestante procure informação não só sobre o parto, pois é o mais comum, mas é o pós parto? E o desconhecido que parece ser íntimo? Esse sim nos leva a várias descobertas sem fim e que assustam.

O famoso puerpério. Ahhh, esse danado. Nesse momento vem algumas questões na cabeça como: “Qual posição amamentar? Como é a pega correta? Mas são os tipos de mamilos? E as dificuldades que podem aparecer? Como dou banho no bebê? E a limpeza do coto umbilical, como faz? Que lado uso a fralda? Por que estou chorando se deveria estar feliz por ter meu bebê nos braços?”

Se identificou? Pois é. São muitas dúvidas e quando a gente já tem a informação correta e o acompanhamento fica tudo mais leve.  Vale ressaltar que, NÃO estou dizendo que as dificuldades não possam aparecer, apenas estou reforçando que ter rede de apoio e profissionais capacitados de mãos dadas com você, consegue resolver tudo da melhor forma e garantir um momento mais tranquilo e com muito amor.

 

Texto escrito por Ana Lopes.

Revisado por Madame Conteúdo.

 

Confira também:

Gêmeos e amamentação exclusiva? Como?

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1839 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Tambm