Acampamento festa do pijama infantil

Acampamento festa do pijama infantil

01.04.2015 – Eu havia planejado uma festa tradicional para o dia do aniversário do meu filho, mas houve mudanças nas datas que ele estaria comigo! Conversando o pai do meu filho, descobri que o final de semana que eu achava que era o meu, na verdade, não era, como consequência, eu tinha pouco tempo para organizar o grande dia! Resumindo, eu tinha que antecipar a comemoração e o que eu havia planejado não sairia como eu imaginava. Portanto decidi fazer diferente e resolvi fazer um acampamento festa do pijama infantil apenas para os meninos e SIIIIIM, foi a melhor escolha que eu podia ter feito. Nada e nenhuma outra festa ou data deixaria aquele momento tão especial quanto a minha aventura em receber os seis melhores amigos do meu filho para uma incrível jornada 24h dentro de casa.

Acampamento festa do pijama infantil

Aqui em casa acreditamos que nada é mais importante que uma boa recordação. Realizar sonhos, fantasias histórias e deixar a imaginação rolar solta é o que transforma qualquer momento em inesquecível e foi assim que o aniversário de cinco anos do meu filho se concretizou… e acredite… Foi o melhor de todos até agora! Deu trabalho? Sim… muito… mas eu não consigo para de pensar na carinha dele chegando em casa e vendo o cenário do “Aniversário em casa com acampamento e festa do pijama”… Foi muito mágico!

Bom… você deve estar se perguntando se fui eu que montei esse acampamento genial, rs! Confesso que eu adoraria ter esse dom, mas NÃO… Não fui eu… Para deixa-lo assim, lúdico e cheio de fantasia, contamos com uma empresa que é especialista em festas do pijama. A “Mãe me Quer” traz para a sua casa um cenário pronto, com cabanas, lanternas, colchões, lençóis, travesseiros, bichinhos da selva e tudo o que você precisar para encantar e aflorar a imaginação. Eles também oferecem pijamas personalizados com os nomes das crianças, para quem quiser. A festa de pijama das meninas é muuuuitoooo linda também, vou fazer para mim um dia… kkkkk!

Ok! Cenário montado… Agora era a vez de fechar o cronograma de atividades, afinal eram 24h com 6 meninas cheios de energia da faixa etária dos 4 aos 5 anos (só um amiguinho com 8 anos). Eu havia programado da seguinte forma:

 

Expectativa da Programação

Sábado

16:00 – Chegada no QG (minha casa…. rsrs)
18:00 РCa̤a ao tesouro com lanterna
19:00 – Cachorro quente no acompanhamento
20:00 – Banho
21:00 – Filme com pipoca
23:30 – Hora do sono

Domingo

9:00 РBom dia com piquenique no caf̩ da manḥ
9:30 – Guerra de espuma (comprei aquelas espumas de carnaval)
10:00 – Guerra de bexiga de água e piscina de plástico
12:30 РAlmo̤o
14:00 РBrincadeira livre e descanso da maṃe louca
16:00 РParab̩ns com brigadeiro
17:00 – Pintura, desenho ou qualquer outra coisa

 

Mas as coisas não saíram tão organizadas assim… rs! Além da chuva ter excluído todas as minhas atividades ao ar livre, as brincadeiras que eu havia planejado para as 24h de festas foram feitas em apenas 3 horas… kkkkk… Essa idade cansa muito rápido! Eles precisam de atividades diferentes a todo instante. A minha sorte é que dias antes eu recorri ao grupo fechado de debate do Mães Amigas e as meninas me deram várias sugestões de brincadeiras que salvaram o meu dia:

Atividades de recreação

Acampamento festa do pijama infantilColoque o rabo no cavalo (lembram dessa brincadeira?): Eu desenhei um burro em uma cartolina e coloquei o papel em uma lousa de imã. O rabo eu cortei vários tecidos finos e preguei em um imã… Basta colocar a venda nas crianças e ver que acerta o rabo.

– Caça ao tesouro: Faça umas três opções de caça ao tesouro… eles amaram a brincadeira e precisei refaze-la três vezes… Como eles não sabem ler, corte papeis e desenhe uma imagem que faça com eles consigam identificar onde estará a próxima pista. De pista em pista eles encontram o tesouro. A lanterna deixou a brincadeira ainda mais bacana.

– Contação de História: Fizemos de duas formas, ou você apaga a luz e com a lanterna no rosto conta uma história ou começa a contar uma história e passa a lanterna para a criança continuar a história… De criança em criança a história vai se formando! Rs… Foi bem divertido!

– Pintura: Essa salvou mesmo o meu dia, nada como ter papel e lápis de cor, rs! Como a mesa do bolo era dos bombeiros, pedi para cada um fazer um desenho com o tema e depois coloquei com durex na parede bem pertinho do Parabéns.

– Futebol: Meninos precisam dessa atividade… Portanto ache um espaço (mesmo se esteja chovendo, encontre um lugar coberto para brincar de gol!). Fizemos na varanda e essa brincadeira durou bastante tempo.

– Dobradura: Fizemos barcos de papel… quando a chuva parou, colocamos os barquinhos na piscina de plástico e brincamos de competir com assopro.

Aqui nesse link reunimos mais de x brincadeiras dos anos 70 e 80 que fazíamos na nossa infância e que COM CERTEZA te ajudará nesse momento!

 

10 aprendizados

Algumas coisas que faria diferente:

1. Sirva tudo igual para todo mundo: copos, pratos e qualquer outro item que eles terão acesso. O fato das cabanas serem todas iguais facilitou muito a hora de escolher quem iria dormir em qual cabana.

2. Antes de começar a chegar os amigos, peça para o seu filho já escolher quem vai dormir com quem e colocar os nomes nos travesseiros (eu fiz um boton com os nomes). Assim que os amiguinhos vão chegando você já vai dizendo quem dormirá com quem e onde cada um dormirá. Não deixe essa escolha na mão deles quando estiverem todos juntos, isso deixará você maluca, rs!

3. Eu servi tudo no chão no formato de piquenique… Por um lado ficou bem lúdico e com cara de acampamento, porém ter uma mesa para eles comerem tem muitos benefícios: ninguém fica passando por cima da toalha, a comida não espalha pelo chão, ninguém chuta copo, a hora da comida é menos divertida e mais organizada, eles não ficam com a coluna torta para comer e você não precisa usar uma toalha por refeição, rsrs!

Acampamento festa do pijama infantil

 

4. Quando faltar uma hora para dormir faça atividades mais calmas e relaxantes, como ler um livro ou contar uma história relaxante (a história pode começar agitada, já que eles estão agitados, mas depois que perceber que todos estão concentrados, reduza o ritmo e vai introduzindo elementos nessa história que leve eles ao relaxamento…. como uma musica, a descrição de uma paisagem, etc…)

6. Filmes… Não mostre muitas opções… Isso fará eles entrarem em conflito5. Eu devia ter contratado um recreacionista (Sorria Eventos e Loki Eventos vocês fizeram falta, rs!) pelo menos no primeiro dia. Eles chegaram muuuuitoooo entusiasmados e se eu tivesse alguém focado em entretê-los eu teria ficado mais tranquila. No segundo dia eles já estavam familiarizados com o espaço e as brincadeiras foram mais tranquilas! Teve uma hora que todos estavam assistindo filme… No primeiro dia o filme durou 30 minutos, rs!

7. Deixe todas as comidas prontas (ou pelo menos parcialmente)

8. Pergunte antes para as mães dos convidados as preferencias alimentares e as regras aplicadas em casa. É importante você saber o que a criança costuma querer.

9. Na hora do banho NEM PENSE em dar banho todos juntos!!! Um a um é mais demorado, mas bem mais tranquilo.

10. Tenha com você pelo menos duas pessoas que topem mergulhar nessa aventura com você. No meu caso eu contei com a ajuda do meu querido e amado Leo (namorido) e da minha mãe (que está comigo em todos os momentos)… Muito obrigada por realizarem esse sonho junto comigo e o pequeno Hector!

 

Se alguém me perguntasse se valeu a pena eu diria que SIM, VALEU MUUUUUITOOOO A PENA! Cada minuto ficará na memória não apenas das crianças (Tenho certeza que o meu filho irá lembrar desse “aniversário em casa com acampamento e festa do pijama” para SEMPRE) mas também para nós! Era um sonho que eu tinha na minha infância e que consegui realizar para o meu filho… Como eu já disse lá em cima:

“Foi a melhor escolha que eu podia ter feito. Nada e nenhuma outra festa ou data deixariam aquele momento tão especial quanto a minha aventura em receber os seis melhores amigos do meu filho para uma incrível jornada 24h dentro de casa. Será inesquecível!”

 

Quem fez o quê:

Local: Casa do aniversariante

Decoração do Acampamento: Mãe me Quer – Especialista em Festa do Pijama

Salgadinhos: Casa da Broa

Recreação: Mamãe, Leo (Padrasto) e Vovó

 

Acampamento festa do pijama infantil

 

Selo Conteudo Apoiado

 

 

 

Michelle Occiuzzi

Escrito por: Michelle Occiuzzi

Confira os 70 posts publicados pela Michelle Occiuzzi

Veja Também