Criança deve usar fio dental?

12.08.2013 – Na última matéria, falamos bastante sobre a cárie em bebês e crianças, e como evitar que ela ocorra. Nas dicas para proteger seu filho da cárie e garantir um sorriso bonito e saudável, está lá na sua devida importância: o fio dental!! Muitas mães me perguntam: “Criança deve usar fio dental?”, “Mas… usar fio dental em criança é mesmo necessário?”, “Mesmo meu filho que tem os dentes separadinhos precisa usar fio dental?”

Pode parecer um exagero, mas é de pequenino que se torce o pepino.

É muito importante o uso do fio dental em crianças, sim. O quanto antes iniciar o hábito do fio dental, melhor. Se já tem dois dentinhos, um ao lado do outro, já pode usar. Mas podemos priorizar a partir de 2 aninhos, que a dentição decídua (de leite) está quase completa.

O fio dental remove as partículas de alimentos e a placa bacteriana que se instala entre os dentes e que a escova sozinha não consegue retirar. Mesmo que a criança tenha espaço entre os dentinhos, e não fique restos alimentares retidos aí, esses restos alimentares podem entrar na gengiva que fica em volta dos dentes, que chamamos de gengiva livre (porque ela não é inserida no dente). Assim, a falta do fio dental, além de causar cárie na face proximal (lateral) do dente, pode causar inflamação e sangramento da gengiva.

Criança deve usar fio dental? carie proximal

Pesquisas que comprovam a grande prevalência de cárie interproximal em crianças, mostram que o principal motivo é a ausência de hábito de uso diário de fio dental devido à falta de esclarecimento quanto à importância dessa técnica e a ausência do hábito da parte dos pais. Sim, porque as crianças agem muito seguindo o exemplo dos pais….

Assim, em Odontopediatria, é essencial a participação e cooperação dos pais ou responsáveis. Para a criança, o ato de escovar os dentes e usar fio dental é menos agradável que brincar, ou qualquer outra distração; sendo necessário estímulos constantes e ajuda dos pais. Os pais devem fazer a higienização bucal dos filhos até a idade de 8 a 10 anos, quando as crianças já apresentam coordenação motora para um correto uso do fio dental. Ensinar seu filho a cuidar dos dentes desde pequeno é um investimento que trará benefícios para o resto da vida dele.

Como usar o fio dental?

O fio dental pode ser usado somente na última escovação do dia, antes de dormir, que é a mais importante. Usando uma vez ao dia já é suficiente. O correto é começar sempre pelo fio dental. Um modelo de fio dental que facilita a higiene em crianças é o fio dental montado, ou forquilha. Deve-se passar o fio dental entre todos os dentes, mesmo os mais espaçados, para retirar qualquer excesso de alimento.

Criança deve usar fio dental? fio montado

Para uso do fio dental comum, enrola um pedaço de uns 30 cm em torno do dedo médio de ambas as mãos. Com as mãos abertas, com o fio esticado, vai fazendo um movimento de vai-e-vem de cima para baixo, abraçando o dente e entrando dentro do sulco gengival, sem colocar força.

Criança deve usar fio dental? tecnica do fio dental

Para estimular a criança a usar o fio dê um pedaço na mão dela, para ela brincar e ter contato.

Prevenir é o melhor remédio.

“E para o sorriso ficar total, vamos chamar o fio dental “

  

Você pode gostar de ler: A primeira consulta ao dentista

 

placa-magnabosco

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1853 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Tambm