9 aprendizados de Aladdin para a vida

23.05.2019

O clássico “Aladdin” estreia hoje nos cinemas de todo o Brasil com versão live-action da história. O novo longa da Disney, inspirado na animação de 1992, conta com nomes como Will Smith no papel de gênio.

Relembrando da história, percebemos o quanto a aventura do menino plebeu já nos ensinou e separamos 9 aprendizados de Aladdin para a vida.

 

1. Gratidão

No início do filme, Aladdin passa por momentos difíceis: não tem dinheiro, comida, nem família. Ele está sozinho e todos os sinais apontam que ele não será nada na vida.

Mesmo com pouco, o que ele tem, para ele, é importante. Além das habilidades físicas, é inteligente e simpático. Sempre com fé, esperança, coragem e determinação.

Por isso, uma das principais lições que temos com a história de Aladdin, é a gratidão.

 

2. Tome cuidado com quem você chama de amigo

O vilão Jafar é supostamente o braço direito do sultão, pai de Jasmine. Ele está lá para aconselhar em todos os aspectos da vida, sejam eles políticos ou pessoais. Ele finge ser confiável na espera de conseguir vantagens.

Por isso, Aladdin serve para nos mostrar que devemos rever nossas amizades, porque alguns podem fingir gostar de nós, apenas na intenção de conseguir algo em troca.

Então devemos escolher amigos verdadeiros, como Abu, Gênio e Jasmine, que estão sempre com Aladdin independente da situação.

 

3. Compartilhe

Por ser de origem pobre, Aladdin rouba pão para ele e Abu se alimentarem. Sabemos que furtos não são legais, mas no filme isso é uma questão de sobrevivência.

Mesmo com pouco, o que Aladdin consegue, ainda compartilha com crianças famintas.

A lição que fica é que muitas vezes temos muito, coisas que nem precisamos, mas esquecemos que tais recursos poderiam ser de muito valor para quem não tem nada. Por isso devemos compartilhar mais!

 

4. Não seja ganancioso

Quando Aladdin encontra o gênio, descobre que terá direito a três desejos. Contudo, o Gênio quebra as regras para ele.

Agora, adicionar limitações aos desejos nessas situações é uma técnica literária milenar, provavelmente para evitar enredos enormes, sim? Independentemente disso, não que Aladdin reclame muito, mas é uma boa regra de vida não ser ganancioso quando alguém lhe oferece um monte de coisas grátis e / ou está prestes a lhe conceder desejos.

 

5. Psicologia reversa funciona

Embora Aladdin pudesse usar um de seus desejos para sair da caverna em que estava preso, usou um velho truque, fingindo não se impressionar com a gama de poderes do Gênio.

Durante todo o filme é comum encontrarmos casos de psicologia reversa, principalmente por causa da manipulação dos personagens.

 

6. Não seja mentiroso

Jasmine gosta de Aladdin por quem ele é antes de conhecer sua verdadeira identidade. Quando ela descobre inclusive, que ele mentiu para ela, fica chateada com o garoto.

Contudo, como o gênio sempre o incentiva a dizer a verdade, o mal entendido acaba se esclarecendo.

Ou seja, mesmo se você fizer algo errado e depois admitir a verdade mais tarde, mentir não é uma opção muito legal.

 

7. Casar com um príncipe não deve ser o único objetivo de uma princesa

Justamente por esse anseio de liberdade, Jasmine foge do esterótipo de princesa padrão, onde o enredo sempre se baseia em casá-la com um príncipe rico e viver feliz para sempre.

Por ser forçada a casar quando fizer 16 anos, decide fugir e casar-se somente quando encontrar seu amor verdadeiro, independente da classe econômica a qual ele se enquadrar.

 

8. Status não deveria ser fator determinante do amor

Com total alusão ao ensinamento anterior, status não deveria definir o quanto você gosta de alguém.

Vinda da realeza árabe, a princesa Jasmin se apaixona pelo plebeu Aladdin por quem ele é!

 

9. Não faça nada que o Jafar faria

Por último mas não menos importante, listamos os péssimos feitos do vilão que incluem:

  • insultar mulheres e forçá-las a coisas que não querem (como força Jasmine a se casar);
  • manipular os outros (como faz com o sultão);
  • roubar (quando rouba gênios, jóias…);
  • ser obcecado por poder;
  • maltratar animais e pessoas.
@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1815 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também