5 dicas de segurança para impermeabilização

A utilização incorreta de produtos ou a falta de ventilação de ar no local em que o serviço de impermeabilização é executado, são dois fatores principais que causam incêndios e explosões nas residências.

Em sofás e estofados os cuidados devem ser redobrados para que não ocorra riscos à saúde tanto dos técnicos quanto das pessoas que acompanham o serviço. No sábado dia 29 de junho, um apartamento em Curitiba explodiu deixando quatro vítimas, entre elas um menino de 11 anos que foi arremessado do 6º andar do prédio e faleceu.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a suspeita é de de que o material usado para um serviço de impermeabilização tenha causado a explosão. No momento em que aconteceu o incidente, um técnico realizava o serviço no sofá da sala do apartamento – ele é um dos feridos.

Quando o produto sai do recipiente para ser aplicado em um sofá, por exemplo, ele forma uma nuvem de vapor que em contato com alguma fonte de faísca pode causar uma explosão muito forte no local.

Existem dois tipos de produtos para realizar a impermeabilização, produto com solvente inflamável ou à base de água, a empresa deve apresentar as duas opções quando você contratar o serviço. Quando o escolhido for o inflamável, o serviço deve ser realizado fora da residência, já o outro pode ser feito no local mas não são todas as empresas que fazem dessa forma. Por isso, você deve ficar alerta ao pesquisar sobre este tipo de serviço. 

Dicas

1 – Desligue aparelhos eletrônicos dentro de casa;

2 – Evite usar o famoso T, prefira filtro de linha regulamentado pelo Inmetro;

3 – Verifique se não há vazamentos hidráulicos no imóvel;

4 – Observe a voltagem de todos os equipamentos e acompanhe para que a empresa siga as instruções do fabricante;

5 – Veja com a empresa a validade da mangueira do equipamento.

Essa são algumas dicas que o Corpo de Bombeiros passou como alerta referente ao acidente, que foram explicadas para o Jornal Gazeta do Povo e G1.

Confira o vídeo divulgado pelo Jornal Nacional.

Alessandra Assumpção

Escrito por: Alessandra Assumpção

Confira os 29 posts publicados pela Alessandra Assumpção

Veja Tambm